sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Nas asas do João de Barro

Lá de Cochabamba, onde mora, a arquiteta Liliana Bayá, grande amiga dos tempos de faculdade no Rio Grande do Sul e minha comadre, me manda um arquivo genial. Ele mostra em detalhes o trabalho de um casal de pássaros que aqui no Brasil conhecemos como "João de Barro".

Na América Latina, são chamados de "Passaros horneros", o que poderia ser traduzido para o português como "pássaros fazedores de fornos". Uma referência ao modelo de construção do ninhos deles, que sempre nos lembra um forno de barro - muito tradicional nas regiões mais interioranas do Brasil.

Pois bem, esse casal de passarinhos foi flagrado e documentado durante todo o período de construção do ninho pelo Daniel Carbajal Solsona. Daniel é um uruguaio, que teve a sorte de descobri-los em plena construção, na janela abaixo do apartamento onde mora.

Câmera nas mãos, Daniel seguiu passo a passo a construção, num trabalho que durou do fim de setembro ao início de dezembro do ano passado e que rendeu aproximadamente 600 fotografias.

Nesse período, Daniel, além da fotos, registrou observações preciosas. Primeiro, ele explica que não é fotógrafo profissional, mas foi compelido a fazer o trabalho pela curiosidade e pela surpreendente rotina dos pássaros. Depois, diz ele, outras coisas chamaram a atenção. Os pássaros trabalham em média, de oito a dez horas por dia. E por fim, eles nunca, nesse período todo, trabalharam aos domingos.


O presente é simbólico para minha comadre arquiteta, que enxerga dedicação, técnica e simplicidade na construção feita pelos pássaros. Para mim, há também um simbolismo, na medida em que estabeleci como meta, em 2011, trabalhar com afinco, como um "pássaro hornero" ou como um "João de Barro", para ver realizado o sonho de construir a minha própria casa.

O filme que está aí abaixo foi produzido com as fotos feitas pelo Daniel e vale a pena ser visto.

Um comentário:

  1. Cheguei a conclusão que não se pode ficar um dia sem entrar no seu blog. Motivo? Simplesmente porque perderemos a oportunidade de nos alimentarmos de coisas que nos impulsionam a conquistar nossos objetivos tendo a alegria como "bússola". Posso pegar carona na sua meta p/ 2011? Ao contrário do João de Barro, que na maioria das vezes trabalha sozinho, ainda prefiro me inspirar na Andorinha( que sozinha não faz verão), é mestre em trabalhar em equipe.

    Bjks,

    ResponderExcluir