terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Vicente, em dois tempos

No dia em que cheguei a Brasília, 1º de janeiro de 2007, comecei a trabalhar como editor na TV Senado. Foi lá que fiz a minha primeira leva de novos amigos brasilienses, entremeados por velhos parceiros de caminhada, como a Myrian e o Deraldo.

Entre os novos estava a Juliana Costa, repórter competente e linda, a quem me acostumei a chamar de “Síndica” da TV, pelo espírito de luta e pela intolerância com qualquer coisa que julgasse estar errada. A Juliana ficava na redação com a gente e o namorado dela - hoje, marido - o André Rêgo, cuidava do EcoSenado – uma das boas produções da TV Senado.

Quando a Juliana ficou grávida foi uma festa na TV. E logo surgiu uma forte dúvida sobre qual deveria ser o nome da criança. Ela e o André tinham várias alternativas, mas o pessoal da redação não resistiu e começou a fazer uma lista de sugestões.

Os nomes eram os mais nobres e sofisticados possíveis. Na minha vez de sugerir, mandei ver: Wandergleidson. Claro que era uma sacanagem. E claro que ganhou o concurso da redação, sob inúmeros protestos. Daquele dia em diante, era assim que o pessoal se referia ao filhote da Juliana e do André. Pelo menos, até que eles escolhessem o nome definitivo.

A Juliana reclamava, mas curtia a brincadeira. Não raro, alguém gritava: Cadê a mãe do Wandergleidson? E ela respondia, distraída. Em seguida, se dava conta do lapso e me xingava.

Pra sorte da criança, as dúvidas acabaram antes do nascimento e o nome de batismo foi outro, Vicente. Pois hoje, na hora do almoço, eu e Mara encontramos um gurizinho mexendo numa moto, imensamente maior que ele, sob os olhos cuidadosos do seu pai. A cena era simples, cotidiana, mas trazia em si uma beleza que só aos pais é dado notar. Carinho, cuidado, cumplicidade, estava tudo ali. Chegando mais perto descobrimos que os protagonistas daquele instante eram ninguém menos que o André e o Vicente.

Mais adiante, estava a Juliana, almoçando em companhia dos pais dela. Foi uma alegria reencontrá-los e ver aquela figura, o Vicente, agora já com jeito e nome de menino, de verdade. Pra fechar esta terça, divido com vocês dois grandes momentos da vida do Vicente: a primeira foto artística (feita pelo André, poucos dias depois de nascer) e a primeira aventura numa moto. Esse guri promete.

3 comentários:

  1. Maranhão querido, que surpresa boa encontrar vcs hj! Como sempre, me bateu aquela dorzinha de saudade alegre, sabe? Dos tempos em que compartilhávamos não só trabalho, mas tb nossas histórias pessoais, tudo temperado com muita diversão e afeto. Que gostoso foi poder mostrar meus pais, de quem tanto te falei, e nosso amado Vicente Wandergleidson, já um verdadeiro molequinho, cuja história vc acompanhou de perto ali no início. Bom, nós adoramos o texto. Amoroso como especialmente aos pais é dado notar e emocionar. :) Beijo em vcs e que 2011 seja um grande ano, cheio de saúde, realizações e muito amor. Ju, André e Vicente W.

    ResponderExcluir
  2. Texto delicioso de se ler, família querida de se ver. Esses três são realmente especiais, lindos, autênticos e inspiradores. Saudades deles três. Saudades também do talentoso escritor e sua Mara. Beijo carinhoso.

    ResponderExcluir
  3. Só com a ajuda do Wan pra ter notícias desse povo da TV. Saudades de todos e dos sapatos novos que a Érica estreiava, toda semana.

    ResponderExcluir