domingo, 2 de janeiro de 2011

Com açucar e com afeto

Por Mariza Poltronieri

Em todas as culturas, as tradições têm um papel importante: saber de onde viemos. Claro que isso só é bom quando nos ensinam e nos confortam, com liberdade.

Na passagem do ano, é comum cada família levar a mesa suas tradições. Um prato típico que simboliza fé, fartura, boa sorte. Algum quitute que estampa um mapa, a terra de nossos antepassados.

Na mesa de minha família há um prato emblemático. Uma abóbora moranga, cortada em fatias com casca e tudo e caramelizada. Seu uso tem dupla função: acompanhar carnes assadas ou servir como sobremesa. Este prato simboliza a fartura, um desejo para um próximo ano promissor.

Por que um prato tão simples guarda um significado pungente? No início do séc. XX imigrantes italianos saíram de sua terra natal rumo às Américas, do Norte e do Sul. Em sua maioria, fugiam da miséria em busca de trabalho farto nas lavouras abandonadas pelos escravos alforriados. Os primeiros não eram diferentes dos negros escravos, também eram prisioneiros da fome que assolava a Europa. Na bagagem traziam consigo a alegria, irmã da esperança, um traço marcante dos imigrantes italianos.

Na Itália pobre a polenta e a abóbora eram os pratos de uma mesa escassa. Alimentos que saciavam famílias numerosas. Em contrapartida, o açúcar ainda era um produto nobre, longe dessas mesas.

Volto ao presente para me deliciar com essa abóbora cozida em açúcar queimado. D. Olívia, minha mãe de 80 anos, faz como ninguém. Meus irmãos e nossos filhos adoram e, por certo, ela - a abóbora - continuará a acompanhar os muitos revellions da família. A Abóbora (símbolo do alimento pobre) cozida no açúcar (símbolo do alimento rico) é o ensinamento de uma tradição que conforta.

Para os antigos, a informação se resumia em “que o próximo ano venha com fartura e conforto e com a memória dos tempos difíceis”. Para mim, cem anos depois, “que 2011 seja de santo trabalho e que não nos falte o pão de cada dia e o prazer”.

Copio então uma sábia frase sem assinatura, que celebra o prazer:
Se não se pode comer caviar, pelo menos, uma boa manteiga.
Que 2011 seja de prazer em sua justa medida.

RECEITA DA ABÓBORA CARAMELIZADA

Ingredientes
- 01 abóbora moranga pequena e madura (rende bastante)
- Açúcar refinado o quanto baste
- Água para regar o quanto baste

Preparo:
- Lave bem a abóbora com uma buchinha limpa, água e sabão. Enxágue. Fatie a abóbora de tal maneira que o centro, a parte mais grossa, fique com cerca de dois dedos. Tire as sementes e descarte.

- Numa panela grande de fundo grosso, que possa comportar as fatias sem empilhar, coloque ½ cm de açúcar em toda a superfície da panela e leve ao fogo alto até que o açúcar caramelize.

- Coloque as fatias de abóbora cobrindo todo o fundo da panela. Regue com água, apenas algumas colheres, pois a abóbora também solta água.

- Deixe por cerca de 2 min. e vire, alternando outras vezes até que a fatia doure e fique mais escura no centro (no local onde estariam as sementes). Retire com cuidado e coloque na travessa onde irá servir.

- Repita o procedimento com as fatias que sobraram até que terminem. Renove o açúcar se necessário.

As abóboras podem acompanhar carne de porco, carne seca com suas variações ou como sobremesa. Pode ser feita com antecedência.

Mariza Poltronieri é culinarista em Maringá, PR. E tem espaço garantido aqui, para escrever sempre que quiser, sobre alquimia gastronômica. Ou, sobre o que ela desejar.

5 comentários:

  1. O primeiro comentário do ano veio num e-mail da Margarida Marques, que publico aqui, agora:

    Maranhão,

    entrei no site e encontrei uma das guloseimas da minha infância. Saboreio este prato, preparado com moranga, desde a mais tenra idade e faço até hoje.

    Meus filhos todos adoram e agora mesmo, o que sobrou da última vez, aqui em MS feito com abóbora japonesa na falta da moranga gaúcha, está na geladeira. Se ainda não provou, tem que fazê-lo urgente.

    Quando li sua mensagem tinha acabado de chegar da rua, pois Urataú, Milene e Joana estão aqui e voltam amanhã para o sul.

    O engraçado foi que tinha pensado mesmo em ligar amanhã, de manhã, para você. Resolvi escrever logo. Depois a gente fala.


    Beijos e saudade,

    Margot

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Inorbel querido. Um ano feliz para você e seus amados.
    A propósito, nesta foto "roubada da internet" por você, a abóbora é "cascuda", cabotiá. A que usamos é a redondinha, de gomos, usada nas festas de halloween.
    As fatias são cortadas em meia lua e postas de lado na panela.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Ops! Essa é a maior prova de que eu sou um "zero" em matéria de abóboras.

    Só não quero correr o risco de ser melhor em "abobrinhas". Mas prometo, vou aceitar a dica da Margarida e experimentar a receita. Depois eu conto. Valeu.

    ResponderExcluir
  4. Ai, deu água na boca! Adoro abóbora, se não fosse tão tarde ia procurar uma e fazer a receita. Bjs e obrigada pelos lindos textos! Feliz 2011 pra vc, Mara, Mariana e Gabriel.

    ResponderExcluir
  5. Realmente, este delicioso legume vai bem com tudo. Lembro-me da minha infância... consegui incorporar aqui em casa essa deliciosa iguaria, cada um tem um jeito de saborear.Uns comem misturada ao leite, outros com carne sêca, mas na verdade a preferência da maioria é por um belo doce com uma pequena porção de canela,huuummm!!!

    ResponderExcluir