quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Madre Deus, Fuzarca e memória

As pedras de Cantaria da ilha de S. Luis
Foi uma volta emocionante ao passado. Eu vasculhava a rede em busca de uma música de um compositor maranhense, chamado Sérgio Habibe. A música é “Cavalo Cansado” e consta do LP “Pedra de Cantaria”, se não me engano, do final da década de 70 ou início da década de 80.

Quando joguei o nome dele no Google e no You Tube, apareceu-me um presente inusitado: um documentário sobre uma turma da pesada, os “Fuzileiros da Fuzarca”.

O documentário, dividido em duas partes de dez minutos cada, tem direção musical de Sérgio Habibe e conta a história de um grupo de amigos, que se juntou para fundar um bloco de carnaval. Isso foi em 1936, na “Madre Deus”, bairro onde eu nasci, em São Luis do Maranhão.

O filme é uma pérola. Lembrei de meu pai, na hora. O velho Viegão vai ficar emocionado na hora de assistir e rever amigos como Cristóvão, Sapo, Sabujá e tantos outros com quem ele conviveu boa parte da vida, quando também morava na Madre Deus.

A produção não é nova, é de 2002. Mas foi uma novidade, pra mim. Foi pra fechar o meu dia, pra temperar minha alegria e rever fisionomias conhecidas, personagens da minha infância e que, de alguma forma, estarão para sempre na minha memória maranhense.

Estão aí embaixo as duas partes. Pra todos vocês que quiserem conhecer um pouco mais dessa gente tão genuinamente brasileira, ludovicenses da gema. E de uma forma especial, para o meu pai, seu Inocêncio Viégas, que eu sei, vai rir e chorar, enquanto estiver revendo a velha turma e caminhando virtualmente pelas ladeiras da Madre Deus.

Fuzileiros da Fuzarca - parte um




Fuzileiros da Fuzarca - parte dois


Um comentário:

  1. Que lindo maneira de preservar a memória maranhense. Parabéns pela crônica. Parabéns aos Fuzileiros, que só conheci pelas estórias da D. Antonieta.

    ResponderExcluir