segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Memórias de estudante

Há dois movimentos coincidentes acontecendo em minha vida. Dois grupos de amigos que, sem combinação prévia, despertaram uma necessidade de rever o passado. O primeiro, formado pelos meus amigos de Maringá, no Paraná. Mais precisamente,  a turma do Colégio Marista, onde conclui o segundo grau.

Nos formamos em 1979. A última vez que estivemos juntos foi em 1994, quinze anos depois de formados. Com alguns deles, nunca perdi contato. A Mariza Poltronieri, que escreve aqui no blog, é com quem mais falo. Mas encontrei também o Carlos Eduardo, o Ricardo, a Ghy, a Edna, o Max Preis, o Auro Fábio...

Pois essa turma começa a se organizar de novo. Um novo encontro não deve demorar a acontecer. A data ainda precisa ser definida, mas já sabemos que será no final de outubro. Sobre a turma de Maringá, publico uma foto da última semana de aula, quando já estávamos nos despedindo do segundo grau e partindo para a batalha do vestibular.

Festa de fim de ano: Ao meu lado, Ghy, Mauro, Mariza, Edna Maria
Edna Marcia, Carlos Eduardo, Alverina e Ricardo. Lá em cima estão
Max Preis e Eduardo Esteves. Faltam alguns nomes de algumas pessoas.
Peço desculpas e ajuda. Quem lembrar, me escreva.
Depois, quatro ou cinco anos mais tarde, o trajeto era outro. Agora, em direção à vida profissional. Junto com os amigos da UNISINOS, com quem convivi intensamente, experimentava os desafios que me conduziram ao jornalismo. Estes, começaram a se reunir 30 anos depois, através da internet, a partir do contato com a Rosa, que teve a idéia de criar uma página da turma.

Não demorou muito pro grupo crescer e se multiplicar. E foi estimulado por essa onda nostálgica que resolvi buscar no meu arquivo fotográfico umas imagens daquele período. Época de sonhos e aventuras. Como você pode conferir nas imagens que publico a seguir.

Na segunda fileira, à esquerda, eu e Denise Neuman, no Congresso da UCBC
na PUC de São Paulo, 1982. Ali nasceu o grupo Nós, que venceu as eleições do
Diretório Acadêmico da Comunicação na UNISINOS.

Nem só de estudos e militância a gente vivia. Tinha futebol também. Nesta foto aparecem:
(da esquerda para a direita) João Gilmar, Antônio, eu, Abnel, Hamilton Beyer,
Alemão e Ronald (que estudava na Urgs, mas era agregado nosso)

Luciane Schommer, cuidando das plantinhas no DA

Alguém precisava de modelos para um ensaio fotográfico, para a aula
do Lino e do Schardong. Vera Haas e eu fomos os escolhidos. 

Ai, eu estava fazendo umas tomadas em super oito
para as aulas de cinema, do Guaraci


Acampar em Garopaba era a nossa maior aventura. Nesta foto estão a Chile,
o Leco, a Denise com as pernas pra cima e a Mara, lá dentro da barraca.
Dia da formatura: Em pe: Ivan, Denise, Rodrigo (filho da Jussara), Jussara.
Embaixo: Vera, eu, Marcio, Rosa e Karine.

Nossos padrinhos de casamento eram também nossos amigos de faculdade:
da esquerda para a direita: Jussara, Deraldo, Denise, Alexandre,
Karine e Luciane. Sentados, eu e Mara, momentos depois do casório.

3 comentários:

  1. Estamos no tempo de acolher o que nos é caro, lembranças de um tempo bom, gente prá ficar prá sempre, feito sapato velho, gostoso de usar...
    A vida segue boa e gentil.

    ResponderExcluir
  2. Fotos que nos remetem a vários lugares e diferentes emoções, belas e saudosas lembranças...
    A vida segue seu rumo e se encarrega de traçar caminhos e oportunidades de nos reencontrarmos...

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Pessoal,
    bom saber que a Rosa teve a ideia do grupo de reencontros virtual!! Adorei as fotos, Maranhão, um passeio pelo tempo! De minha parte, deixo as palavras de Caio Fernando:

    Que nenhum de nós se esqueça da força que possui.
    Que não nos falte fé e amor.

    Afinal, o que é a vida se não a alegria frente à luta constante, em um desafio à nossa ousadia em viver, amar, cantar, existir?

    Beijos

    ResponderExcluir