quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Pra minha prima

Iva Rothe (em foto de Walda Marques)
Eu nunca tinha ouvido falar dessa moça. Mas minha prima Silma, já. E foi ela quem me apresentou essa menina do Pará. A música que Silma me mandou é de uma delícia/malícia à toda prova. Fortuna Real é o nome da música, que bateu e grudou no meu ouvido, em plena madrugada de quinta. Ela está no disco Aparecida. Não tem vídeo. Ou, pelo menos, eu não achei.

Então fui pesquisar. Descobri que essa menina tem um pé no carimbó e outro na Alemanha. O nome denuncia. E a música, meio colombiana, meio caribenha, tem história. Uma história que Iva escutou sobre uma mulher da vida. Fraca de força. Forte de cabeça. A história lhe foi contada pela sua mãe. A transferência oral da história virou música na voz doce de Iva.

Quem quiser escutar Fortuna Real, é só clicar nesse link aqui e conhecer um bocado mais do trabalho da Iva, através do texto consistente do Felipe Cordeiro. (Eu, se fosse você, clicaria logo).

Pros que gostam de ver e ouvir, também achei isso que vou postar agora. De uma delicadeza à toda prova. Iva Rothe. Paraense. Segundo a Silma, daquelas que faz o Pará ser grande. Ainda que o queiram dividir. Pra Silma, pra fechar a noite. Ou, a essa altura, pra abrir o dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário