terça-feira, 6 de setembro de 2011

Abelha e Rosa

Estátua em homenagem a Guerra Junqueiro.

Rosa Damasceno
Guerra Junqueiro e Rosa Damasceno são personagens culturais de um Portugal que já não existe. Eles nasceram e viveram entre o final do Século 19 e início do Século 20.

Junqueiro foi advogado, escritor, poeta e jornalista. Sua poesia e seus textos, relatam os registros históricos, deram uma contribuição preciosa para criar o ambiente revolucionário que resultou no fim da monarquia e na implantação da República Portuguesa.

Rosa Damasceno era filha de militar. Nasceu na cidade do Porto e, muito cedo, enveredou pelo ofício de atriz. Depois de relativo sucesso no Alentejo, transferiu-se para Lisboa e viu crescer o seu trabalho e o seu reconhecimento. Antes de morrer, Rosa fez uma digressão ao Brasil, passando pelo Rio de Janeiro e por São Paulo.

Hoje de manhã, na minha rotineira visita aos blogs amigos, encontrei algo simples e delicioso de ler. Uma quadrinha publicada, acreditem, naqueles tempos. Suponho, uma ousadia para a época. A quadra foi resgatada e está postada, inclusive com a imagem dos originais, no blog Dias Que Voam.

Não à toa, Tereza, minha amiga blogueira, se confessa surpreendida. Não imaginava um Guerra Junqueiro menos sisudo que o da imagem publicada no alto deste post.

Agora que já conhecem os personagens, eis o poema em questão, dedicado por Junqueira à Rosa.

Uma pergunta curiosa,
Não me dirás, flor vermelha,
porque é que Deus te fez Rosa
e a mim não fez abelha...  

Original do poema escrito por Junqueiro e dedicado a Rosa


Um comentário:

  1. Caro Maranhão Viegas: Gostei muito deste enquadramento. A Rosa foi amante de Dom Luís e dele teve dois filhos, segundo dizem:) Beijinhos do outro lado do mar.

    ResponderExcluir