domingo, 14 de novembro de 2010

O canto da Siriema

Alex Freitas, jornalista que atua ali pelas bandas de Mato Grosso do Sul, me manda a foto de uma das aves símbolo daquela região. Não só pela beleza, mas principalmente pelo canto, a siriema (que alguns escrevem Ceriema ou, ainda, Ciriema) adquiriu, por mérito, esse status emblemático.

O nome Siriema deriva das palavras em tupi “çaria” (= crista) + “am” (= levantada). É uma ave típica dos cerrados do Brasil, possui porte imponente e cauda longa.

Ela já inspirou diversas canções pelos rincões desse imenso Brasil. Uma das mais conhecidas foi escrita por Nhô Pai e Mario Zan, e ficou famosa na voz de cantores tradicionais da nossa música sertaneja, como a dupla Tonico e Tinoco.

A foto que ilustra esse texto, segundo o Alex me conta, foi feita no caminho para o Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema. Um lugar que ele descreve como maravilhoso, mas ainda desconhecido do grande público por falta de infraestrutura.

Alex, valeu a colaboração. Além de provocar uma boa lembrança, me fez ir atrás da música, que havia tempos, eu não escutava. Reparto com você a alegria de ouvi-la novamente, na voz inconfundível de Inezita Barroso. Repare que na abertura e o encerramento da música os violeiros se esmeram para imitar o tão falado "canto da siriema"

Nenhum comentário:

Postar um comentário