sábado, 13 de novembro de 2010

Elisa, Grazi, Vik, lixo e luxo

Dei a minha passada diária no blog da Elisa Mendes. Encontrei a Grazi, do blog nalata e assisti o trailer do documentário "Lixo Extraordinário" do artista plástico brasileiro, Vik Muniz.

Ganhei a manhã. Pelas meninas, pela leitura sobre reciclagem de lixo, pela preocupação com o nosso futuro e por saber um pouco mais sobre as atividades do Vik. Pra quem nunca ouviu falar, preste atenção: mesmo que você não tenha o hábito de ler sobre artes plásticas, certamente você já teve contato com pelo menos uma obra dele. Se deu a sorte de estar na frente da TV, depois do Jornal Nacional e viu a abertura da novela Passione, da Rede Globo, então, o trabalho do Vik estava lá.

Pois esta é, seguramente, a sua obra de maior alcance. Graças à encomenda da Rede Globo, há alguns meses, toda noite, a grande maioria dos brasileiros tem uma breve oportunidade de conferir um exemplar da arte feita por Vik Muniz. Um misto de escultura, instalação e fotografia serve de moldura para a história de amor e paixão dos personagens brasileiros e italianos da novela.

Se não prestou atenção ou não teve tempo de sentar à frente da TV, como milhões de telespectadores fazem, veja aí o filme da abertura.



Vik Muniz está na estrada das artes plásticas há mais de 20 anos. Tem obras espalhadas em alguns dos principais museus do mundo e é hoje um dos artistas plásticos mais respeitados da nova geração. Seu mais recente feito associou criatividade, apuro técnico, preocupação ecológica e solidariedade.

Ele é o personagem principal de um documentário premiado, produzido e dirigido por Lucy Walker, João Jardim e Karen Harley. A história é simples: registra o processo criativo de Vik trabalhando em conjunto com catadores de lixo do aterro sanitário do Jardim Gramacho, no Rio de Janeiro. Um dos maiores lixões do mundo, o Gramacho, recebe 7 mil toneladas de lixo por dia.

Vik foi lá, pediu autorização para registrar algumas cenas e seus catadores. E depois, com a ajuda deles, reproduziu essas imagens, em grande escala, usando como matéria prima o proprio lixo.As obras foram vendidas e o dinheiro revertido em benefício das pessoas que vivem do lixão.   O filme já fez carreira de sucesso no exterior e recebeu prêmios pelo mundo afora. Vale a pena conferir o trailer.


WASTE LAND Official Trailer from Emily Rothschild on Vimeo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário