quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Los Hermanos, doze passos e uma lajota

O tango carrega consigo algo de tragédia, de drama. Para mim, tango é sinônimo de vigor e paixão. E sempre que penso em tango, me vem à memória um sobrenome: "Piazzolla". Sei que ele um dia foi novo, mas a imagem que retenho na memória é a de um senhor, meio calvo, cabeça pendida em direção ao bandoneón. E, de forma quase automática, a sonoridade de "Adios Nonino" me invade a mente.

Lembro também de uma história comum, dessas que viram lenda na família: Meu pai, seu Innocêncio, se vangloriando de fazer "doze passos numa lajota". Nunca ninguém descobriu qual o tamanho da tal lajota. Muito menos, se algum dia ele teria mesmo conseguido executar os tais doze passos. Mas, enfim, a lajota do "seu" Viegas virou lenda nas reuniões de família. Para desespero de minha mãe, que garante - se houve mesmo, não foi em sua companhia.

Me pego pensando estas coisas por conta da proximidade da chegada de um grupo de jovens "hermanos" argentinos a Brasília. Eles formaram a Orquestra Típica Fernandez Fierro, um grupo de guris que anda disposto da oxigenar o velho tango, atribuindo-lhe uma testura moderna, "sin perder la vigorosidade jamás".

Numa primeira "mirada", parecem uns beatles, com seus cabelos rebeldes e seus óculos escuros. Não são. Lembram um grupo de rock com suas calças jeans e all stars, mas não são. Por vezes parecem uma orquestra sinfônica de verdade, com seus violinos e cielos. Mas estão longe de ser.

O fato é que basta uma olhada para se apaixonar pelo resultado do que fazem no palco. Aos fanáticos do futebol, que poderiam rejeitá-los pela sua origem, digo: não importa que sejam argentinos. Se não o fossem, não seriam o que são. Não haveria paixão, nem poesia. Não conseguiriam arejar o tango com a maestria que alcançam. Que "São" Jorge Luis Borges os proteja.

Entre os dias 19 e 21 de novembro, quando eles estarão aqui em Brasília, vou arriscar propor ao "seu" Viegas que assista esse show em minha companhia. Quem sabe lá, ele se anime. E eu terei a chance de descubrir, finalmente, se houve um dia o mistério dos doze passos numa lajota. Enquanto isso, lhes apresento: Com vocês, a Orquestra Típica Fernández Fierro.

Um comentário: