domingo, 4 de dezembro de 2011

Cultivando Minas, amigos e idéias

Estou no Aeroporto de Confins. Vim ontem de manhã para BH e estou voltando agora. Vim a trabalho, a convite do Instituto Cultiva, do Rudá Ricci, um sociólogo dos mais respeitados no Brasil, que sempre me provoca a encarar alguns desafios. Coisas que quebram a minha rotina de Brasília, me permitindo respirar outros ares e viver novos (e belos) horizontes.

Tempos atrás, Rudá me ligou dizendo que precisava reconstruir a imagem do Cultiva. Fizemos uma reunião de trabalho e, ao final, sugeri que o Zé Cerozzi, diretor de arte com quem trabalho há doze anos, entrasse na roda. Zé é um amigo, irmão, caminhoneiro. Desses que a vida pôs no meu caminho sem que eu pedisse. Tanto que eu e Mara somos padrinhos de casamento dele e da Juliana - os dois moram, hoje, em Santa Catarina. O Zé topou, o Rudá concordou e o desafio virou realidade.

A fase de crição levou uns dois meses. Foram trocas intensas de telefonemas e muitos e-mails, orientando o Zé, discutindo conceito do Instituto, as características e as suas peculiaridades.

Na semana passada, Rudá me ligou dizendo que estava mandando uma passagem e reserva em hotel. Me avisou que passaríamos o sábado inteiro reunidos - colaboradores do Cultiva de vários cantos do Brasil, para conhecer a nova marca criada pelo Zé e saber dos novos planos para 2012. O Zé também estaria na reunião. Há dois anos não o encontrava, a não ser por telefone.

"Família" Cultiva trabalhando.
Cheguei e já fui direto para o encontro. Quase uma reunião de família, feita em um restaurante, num ambiente caseiro, modesto e aconchegante o suficiente para nos fazer sentir como se estivéssemos em casa. Sim, um restaurante. O chefe, Meireles, é amigo do Rudá. Fechou a casa para recebe as 15 pessoas que vieram para a reunião. Jornalistas, professores, publicitários, designers gráficos, especialistas em tecnologia da informação, documentaristas, sociólogos, enfim, um bando de loucos bons e apaixonados.

Eu sou suspeito pra falar, mas penso que o Zé fez um trabalho primoroso. Foi buscar no Homem Vitruviano, de Leonardo Da Vinci o ponto de partida para a recriação da marca. Atribuiu cinco elementos essenciais contidos no pentagrama, inseriu poesia com o pentagrama natural da flor do Ipê, estendeu os cinco pontos à configuração do mapa do Brasil, dividido em cinco regiões e, por fim, deu movimento.

A marca está pronta e aprovada.





O Rudá, à frente do time, fez muitos elogios ao trabalho do Zé, falou sobre a nova fase do Instituto Cultiva. Me cobriu de carinhos com uma fala comovente sobre as coisas que temos feito juntos. Foi uma viagem curta e deliciosa. No meio do dia, interrompemos o trabalho para um almoço gourmet. O Meireles, devidamente paramentado, nos apresentou uma sequência que teve carpaccio, queijos especiais de Minas e outras delícias, como entrada; uma bela salada de folhas verdes e um lombinho acompanhado com um purê de batata baroa, como prato principal. A sobremesa foi um assado de frutas (combinando pêra, manga, morangos e damascos) com sorvete de creme. Divino, não?

Rudá, na cabeceira da mesa, Meireles, de avental vermelho.
Hora do almoço
Fechamos o dia, depois deste banquete, planejando o futuro. O novo site, as novas ações, os novos projetos. O Instituto Cultiva é um intervalo criativo em minha vida.  Uma dose de oxigênio que me abastece para retomar a turbulência que, por vezes, assalta o cenário brasiliense.

Cantina do Lucas
Para encerrar, fui jantar com o Zé e com um amigo publicitário/marqueteiro e a namorada dele.  Hye e Marcia nos levaram a um restaurante dos mais tradicionais da cidade, onde - dizem - se reúnem bêbados, intelectuais, políticos, vagabundos e loucos, não necessariamente nessa mesma ordem. A Cantina do Lucas fica no centro de Belo Horizonte e funciona  no mesmo lugar, com o mesmo estilo, há 50 anos. O prato foi uma massa parisiense e um bom vinho alentejano. Volto a Brasília com a cabeça renovada e com o coração cheio de alegria, a tempo de ver o meu Palmeiras fazer a única coisa que ainda pode ser feita  para salvar este ano de 2011 - ganhar do Corinthians.

5 comentários:

  1. Pena que não deu pra gente se ver. Fica pra próxima e parabéns pelo projeto.

    ResponderExcluir
  2. Pena mesmo, Maurilo. Mas numa próxima, vou te encontrar. O Mercado Central que nos espere.

    ResponderExcluir
  3. Excelente seu Post Maranhão!
    Eu estou muito orgulhoso de fazer parte desta família, meu mais novo velho amigo!

    ResponderExcluir
  4. Ei Maranhão, que blog bacana, parabéns!

    Sobre o encontro foi ótimo e ter tido a oportunidade de conhecer "o bando de loucos bons e apaixonados" foi melhor ainda :D

    Grande abraço e até a próxima.

    ResponderExcluir
  5. Fico feliz com a notícia, sou apreciador do trabalho do Rudá e conheci este espaço maravilho pela esposa dele a Claudia. Abraço Maranhã, sucesso pra vcs. M.

    ResponderExcluir