segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Os barbeiros da Carolina do Norte

Matt Morris
Em 2007, o cineasta americano Matt Morris dirigiu um documentário curto chamado "Pickin & Trimmin". O filme revela o cotidiano de uma tradicional barbearia em Drexel, Carolina do Norte. Lawrence Anthony e David Shirley são dois senhores de idade que cumprem a mesma rotina há décadas: Cortam cabelo, fazem a barba e jogam conversa fora com os seus clientes. Até aí, nada de mais.

Mas há um segredo que torna esse lugar e esses personagens absolutamente especiais. A sala do fundo da barbearia é um reduto secreto, palco improvisado para alguns dos melhores instrumentistas da região. Ponto de encontro para os apreciadores da mais legítima música americana, desfilando com maestria por um repertório que vai do Folk ao Blues.

O filme já foi exibido em dezenas de festivais de cinema ao redor do mundo e ganhou vários prêmios. A partir do filme, outras pessoas começaram a descobrir aquele ambiente. A maioria ficou surpresa com a existência de um lugar assim. A barbearia tornou-se um espaço especial na vida de todos que passaram por suas portas, seja para um corte de cabelo, para ouvir música ou simplesmente para ter uma conversa animada ao som de uma bela trilha sonora.


Cartaz do Filme
No final de 2009, Lawrence Anthony, o barbeiro-chefe da loja, faleceu. Seu filho Carroll pretende cumprir o desejo do pai e manter a loja aberta, preservando o mesmo espírito de funcionamento da casa, da mesma forma simples e descontraída que marcou a história da barbearia. Mas a tarefa não será fácil. Assista o filme, curta a música e  se apaixone pela fórmula deliciosa que músicos de todas as idades encontraram para se divertir. Depois conheça a campanha que está sendo desenvolvida para ajudar a preservar a barbearia.

Não se espante com o tempo do filme. Serão 20 minutos de deslumbramento para os seus olhos e ouvidos. Pode acreditar.

Pickin' & Trimmin' from Matt Morris Films on Vimeo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário