sexta-feira, 11 de maio de 2012

Sobre o horizonte e a sexta-feira

O entardecer no pantanal, pelo olhos do Guilherme Rondon.
A foto ai acima foi postada pelo Guilherme Rondon em sua página, no Facebook. Traduz o fim do dia no Pantanal Sul-matogrossense, visto da porta da casa dele. É linda e faz justiça ao espaço e à beleza daquele lugar. Aqui no blog, além de reconhecer as qualidades fotográficas do Guilherme, ela serve para abrir a barra do dia, para inaugurar a manhã de sexta-feira, com o mais profundo desejo de que seja um belo dia.

Inevitável lembrar de outras plagas e outros lugares também. Há poucos dias, Ronaldo Ferreira me mandou uma panorâmica de Brasília e sua noite horizontal. A cidade das linhas retas e curvas tem seu esplendor noturno traçado no horizonte.

Brasília, noturna e horizontal, por Ronaldo Ferreira.

 A linha do horizonte desse país continente chamado Brasil se transfigura a cada momento. Quando fiz 45 anos, me dei de presente uma viagem retorno à minha terra, São Luis do Maranhão. Estando lá, corri aos Lençóis Maranhenses, imensidão desértica de areia branca pontuada por lagoas incontáveis de água doce. Não há como traduzir aquela imagem. É olhar e se encantar.

Lencóis de um bom passado maranhense
Por fim, uma imagem dos sonhos. Um desejo de criança, plenamente realizado diante dos Moinhos da Holanda. Uma cena que me encantou anos a fio nas páginas dos livros de escola. E que meus olhos de adulto puderam tocar, no horizonte real.

Olhar de adulto sobre o moinho da infância do menino
Incrível a capacidade do pensamento. Inacreditável o que a mente humana é capaz de fazer. Em um instante, provocado pela foto do Guilherme Rondon, estive no Pantanal. Depois passei por Brasília, pelos Lençóis Maranhenses e cheguei à Holanda. Tem chance de dar errado uma sexta-feira que começa assim?

Um comentário:

  1. Franciele me escreve dizendo não saber como postar um comentário. Divido com todos o comentário que ela me pede para publicar. Valeu, Fran! Segue aí o seu comentário:

    Maranhão querido!
    Não sei como postar um comentário no seu blog, mas trascrevo abaixo as minhas elucubrações matinais:

    Oi Maranhão!
    Compartilho também minhas impressões de sexta-feira. Estou em Curitiba e ao sair do hotel como toda manhã, caminhando até o trabalho olhei para o céu azul borrado de algumas poucas nuvens e pedi que por favor o dia continue assim lindo, por todo o fim-de-semana. Segui cantarolando a música que ouvi durante o café-da-manhã: Ivan Lins - Vitoriosa.
    Cheguei leve, leve... Vamos começar o dia! Bom dia meu querido!

    Franciele.

    ResponderExcluir