quarta-feira, 16 de maio de 2012

Espera, eu não ando só


Enquanto espero que o tempo mude, leio, escrevo penso e vago na vaga do vento. Seria doença, isso que sai pelos meus pés? Sei lá. Penso que não. Sei apenas que sai de meu corpo um resto sangue que já não é meu. E se quer sair, é melhor que vá. Eu espero passar. Pacientemente, espero.

Tarde de esperar. Esperança. Tarde de se acalmar diante do nada. Tarde de reparar. Nada mais. Aproveito as horas pra me fazer forte. Visito os sertões de Rosa. Bebo da terra Brasílis e descubro um país recém nascido. Me reencontro com as imagens de menino de escola. Reconheço nomes e datas. E tudo adquire sentido novo, viçoso, pra mim.

Salto do livro ao vídeo. Sem por os pés no chão. Meus pés, por determinação, se mantêm no alto. Nada que me vire a cabeça. Eles, assim, apenas me fazem mais lento no andar. Na mente, ah... Aí, é quando eu alcanço as estrelas.

Recorro a Fernando Pessoa e um dos seus heterônimos, Bernardo Soares. Bernardo também sou eu. Eu já disse aqui. Quando eu nasci, minha avó queria que eu me chamasse Bernardo. Talvez por isso, o Bernardo de Manoel de Barros seja tão recorrente. Agora, entretanto, me refugio em outro. Outro Bernardo. O de Pessoa. Pra dizer que não sei quantas almas tenho.

Não sei quantas almas tenho
cada momento mudei
continuamente me estranho
Nunca me vi, nem olhei
de tanto ser
só tenho alma

Às vezes, sou o Deus
que trago em mim
e então, eu sou o Deus
e o crente
e a prece
e a imagem de marfim
que esse Deus esquece

Às vezes, não sou mais que um ateu
O mundo rui
ao meu redor

Os meus sentidos oscilam
bandeira rota ao vento
busca um porto longe
uma nau desconhecida

E esse é todo o sentido
da minha vida
                                                                           
                                                                         Bernardo Soares (Fernando Pessoa)


Na vaga de minha mente há uma trilha sonora. Me ajuda a enfrentar o hiato entre o ser e o estar. Porque eu sou, hoje, não mais do que um pensador. Penso, logo resisto. Insisto e nisso enxergo poesia e razão pra seguir. Pensando, me visto, me guardo, me preservo. A poesia me renasce.


Das coisas que esse tempo imposto me deu, gostei de reencontrar Maria Bethânia. De vê-la quase Canô. Na imagem e semelhança de sua mãe. Com a voz preservada de menina. Com a altivez de quem pode, sim, dizer uma ameaça doce - Não mexe comigo, eu não ando só. E numa carta de amor, encher minha tarde/vida de alegria e cor.


6 comentários:

  1. Adorei! Tudo, seu texto, Fernando Pessoa (adoro), Bethânia, tudo!
    Penso que esperar é uma arte.
    E um dos maiores exercícios da minha vida!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Pensamento é Força!!
    O Médico dos médicos JESUS, é o grande amigo que não abandona amigo no meio do caminho.
    Estamos vibrando por seu reestabelecimento.

    Bj

    ResponderExcluir
  3. Maranha, meu mestre das palavras, lindas linhas como sempre, mas a carinha tá amarrotada. Quero ver uma foto sorrindo, com ou sem texto. Pq só vc já me basta. Te amo

    ResponderExcluir
  4. Querido Maranhão,
    Eu, por exemplo, estou aí com você ! Estive e estarei! Nunca você andará só ! Beijos e que você sare rapidinho ! Linda a Bethânia!

    ResponderExcluir
  5. Tá jogado, primo? Ou tá dodói? Seja o q for sempre consegues fazer uma limonada de um limão. E q limonada deliciosa!!! Bj querido

    ResponderExcluir
  6. As minhas tardes ficam bem mais fáceis de esperar com tanto carinho que tenho recebido. Agradeço, comovido, a manifestação de todos aqui. De certa forma, é esse o meu melhor alimento. Tanto que não vou me furtar de publicar aqui a linda mensagem que recebi há pouco de minha comadre Margarida Marques. Lá vai:

    "Meu querido, só você para encontrar beleza em todos e em cada momento, seja ele qual for e ainda bem que você é assim: especial!

    Tudo lindo, o que pensa, como pensa e como se expressa. Grande o velho Rosa, interessante o Bueno, maravilhoso o Pessoa (Bernardo), escandalosamente bonito o Oásis da Bethânia, mas só você é você.

    A Ana, que não conheço, mas de quem já gosto foi corretíssima em seu comentário: você jamais estará só, em momento algum e em nenhuma situação. Eu sou apenas mais uma, das pessoas que pensam constantemente em você, que estão com você em pensamento e que só lhe desejam o melhor.

    Fique bom logo e se ajude, pois pode ter a certeza, que acorrente de pensamentos positivos em sua direção é muito grande.

    Beijo e toda a saúde que merece,

    Margot"

    ResponderExcluir