sábado, 13 de abril de 2013

Eu te dedico


Quando não havia internet, o mundo era menor. Pode ser. Ou, talvez, o mundo fosse do tamanho que sempre foi, mas algumas partes dele eram inalcansáveis. Com a invenção da internet, alcançar partes inalcansáveis do mundo tornou-se possível, basta um clic.

Penso assim, enquanto escrevo, porque percebo que gasto boas horas do meu dia na internet. Uma parte delas, pela natureza do meu trabalho. Outra parte, por prazer, diversão, curiosidade. Em alguns segundos, vou e volto de lugares em que nunca estive. Converso com pessoas que não conheço, senão virtualmente, como se fôssemos amigos de infância. E me inspiro com histórias e ideias que fazem a vida valer a pena.

Nessas horas, não vejo o tempo passar. Leio poesia, cartas de amor, descobertas científicas, assisto filmes, ouço músicas de grupos africanos (que jamais chegariam a mim por outro meio). Foi assim que descobri, clicando, clicando, um blog que se especializou em colecionar dedicatórias de livros.

A idéia do "Eu te dedico" é simples e deliciosa. E quem explica é a própria autora do blog, Mariana Gogu:




O PROJETO
Mariana Gogu
Um livro com dedicatória é um livro com duas histórias, uma que começa no primeiro capítulo e uma que começou antes de se passarem as páginas.
Dedicar é gravar uma intenção ou sentimento, e a proposta deste projeto é registrá-los. Contribua! veja as instruções.
>também estamos no facebook
>para entrar em contato: marianagogu@gmail.com ou @marianagogu
Claro que um navegador curioso como sou, dos sete mares da blogosfera, mergulhei fundo. E depois de algumas belas dedicatórias, julguei necessário não só dividir a descoberta, como contribuir, ainda que de forma indireta, com uma história de dedicatória, das mais lindas que já li. 
Há algum tempo, uma postagem no facebook tinha como título, simplesmente: P.S. Eu te amo! E no corpo da postagem, uma única frase, com um link anexado, dizendo: Leia, acho que você vai gostar. 
O link me enviou para uma reportagem escrita pela jornalista Mariana Filgueiras publicada no jornal O Globo, em 25 de novembro de 2011. Conta a história de uma dedicatória. E por trás da dedicatória, há uma história de amor, e por trás da história de amor, uma história de vida e um personagem vivo.  
Depois de lê-la, e me emocionar muito, corri para a minha estante para reler algumas dedicatórias de livros e lembrar de quem as escreveu. Para ler a reportagem, clic aqui. Eu tenho absoluta certeza de que você vai concordar comigo em gênero, número e grau. E vai passar a prestar ainda mais atenção nas dedicatórias, toda vez que um livro for parar em suas mãos.  
Pra fechar essa publicação, recorro ao exemplo de um outro projeto que ganhou dimensões globais através da internet. E deixou o mundo muito menor do que ele já foi um dia, usando a música como canal de comunicação entre diferentes povos e nações. What a Wonderful World. Numa versão produzida pelo projeto Playing for Change.  Que maravilha de mundo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário