domingo, 21 de agosto de 2011

Antes que o dia acabe

Quando se faz quarenta e nove anos é preciso olhar pra trás. Aliás, olhar pra trás é um exercício que faço sempre. É o que me dá referência. De onde vim. Aonde cheguei. Onde estou. E o que ainda posso alcançar. Traduzindo, quarenta e nove somam uma caminhada e tanto. Caminhar uma longa estrada e seguir adiante.

Do meu computador, esse objeto frio e distante, me veio um dia diferente. A cada clic, um abraço, um carinho, um afago, quente e intenso. Gente distante, superando a distância. Uns, atravessando o oceano. Outros, atravessando a rua. Outros, do alto da cordilheira. Muitos, do pantanal. Outros ainda, cruzando rios e montanhas desse imenso Brasil pra me alcançar. Amigos virtuais? Que nada! Amigos. E ponto.

Ao longo do dia foram mais de duzentos alcances. Entre telefonemas, mensagens, recados, posts no Facebook, no orkut... Nem sinais de fumaça faltaram. E eu, que não fazia idéia de que tantos amigos estariam presentes em meu dia, me permiti uma dose de emoção. A dose que salva, a que acalma, como na música de meu compadre Geraldo Rocca.



Antes que este dia acabe, quero dizer da minha alegria em viver. Vivo porque acredito que algo deve funcionar, deve frutificar, algo deve dar em poesia, apesar de tudo. E dando em poesia, já se justifica a vida. Aqui perto, pertinho mesmo, estavam Mara, Mariana e Gabriel. Minha família. Meus amores. Minhas poesias vivas. Complementos de minha vida. Nos permitimos ser crianças por dois dias inteiros. Com tudo o que isso significa. Com o prazer e a dor. Mas, sobretudo, com o riso. Viver é estar inteiro.

Antes que o dia acabe enxergo a lua e o oceano. E me vejo fruto e resultado. Fruto de princípios que meus pais me deram. Resutado do que aprendi a compor, da alquimia de fazer, de tentar, de insistir. Talvez seja isso - sou fruto de uma insistência. Insisto em seguir, insisto em querer, insisto em amar, em fazer poesia. Insisto em estar vivo - enquanto estiver por aqui.

A todos os amigos que espalhei por aí e que, volta e meia, como hoje, insistem em me encontrar, agradeço a companhia. Aos meus amores, que insisto em carregar em meu coração (não importa tempo e distância) obrigado por terem cruzado a minha vida. Eu por aqui, encerro os 48 e inicio meus 49 anos. Acreditando que a vida vale mesmo a pena.

Antes do dia acabar, dancei com Mariana, enquanto Mara e Gabriel dançavam também. Um som que é universal. Uma música tocada com carinho e que alcançou a nossa alma. E que ajudou a rever o filme de minha vida inteira. Antes do dia acabar. Um brinde à vida. Valeu. Até já.

Um comentário:

  1. A vida nos pede coragem, até para ser feliz. Você é um valente e merece estar com estes rostos e esta paisagem, Mara, Mariana, Gabriel, lua e mar.Bom domingo, boa volta, feliz 49!

    ResponderExcluir