segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Os filhos de João, o filme

No início eram dois. Moraes Moreira e Luiz Galvão. Reunidos por Tom Zé, com a provocação: Vão se juntar e fazer uma coisa bacana. Eles foram. Encontraram Paulinho Boca de Cantor. Depois Baby Consuelo, depois Gato Felix. E assim foram se juntando. E tiveram as bênçãos de um João. Não um João qualquer. João Gilberto.

Moraram, primeiro, em um apartamento no Rio de Janeiro. Eles contam: "O futebol nos unia. Jogávamos partidas na sala, a noite toda. Havia uma velhinha no apartamento de baixo que vivia batendo com o cabo de vassoura, pedindo silêncio". E a música lhes misturava a alma. Os ensaios eram permanentes. As apresentações, primorosas.

Esses e outros relatos fazem parte do excelente documentário de Henrique Dantas, que entrou em cartaz esta semana, nos cinemas do Brasil: “Os filhos de João, o admirável mundo novo baiano”. O filme exigiu dez anos de pesquisa. E é o próprio Henrique quem conta um pouco dessa história aí embaixo.



Os 76 minutos de duração do filme passam sem que se perceba. É um documento da história do Brasil. Os novos Baianos são um marco na Música Popular Brasileira. Algo que teve começo, meio e fim. Mas que jamais sairá das nossas cabeças.

O filme foi lançado no festival de Cinema de Brasília, em 2009. Ganhou o prêmio de melhor filme, do juri popular. Mas só agora chega ao circuito nacional. Aí embaixo tem um link para assistir o trailer. É só para provocar. Tenho certeza. Depois do trailer, você vai ficar louco para ver o filme completo. Vale a pena.


Nenhum comentário:

Postar um comentário