segunda-feira, 29 de março de 2010

Lembrança de Infância.


Mariza Poltronieri

Era início da década de 70, lá no século passado. Lembrança da infância num tempo em que tudo era meio ingênuo e permitido.

O Noroeste do Paraná, região agrícola, era berço de inúmeras espécies de animais silvestres, dentre eles, codornas e perdizes, facilmente encontradas nas vegetações rasteiras, próximas as fazendas que cultivavam café.

Assim como meu pai, muitos homens faziam valer um hábito dos seus primitivos ancestrais, algo essencialmente masculino, iam literalmente à caça. Juntavam suas tralhas, armas, munições, cantis, barracas e cães perdigueiros para participar de notórias caçadas.

Esta aventura era compartilhada pelas beiradas pelas mulheres e crianças. Todos aguardavam ansiosos o retorno dos heróis.

Sujos e cansados, homens e seus cães traziam consigo uma preciosa carga, dezenas de perdizes que seriam limpas e cozidas para deleite de todos.Em minha memória guardo a alegria, o aroma e o sabor desses momentos.

O preparo de tão honrosa iguaria era quase um ritual. As perdizes, pequenas aves de carne escura e saborosa, passavam por um cozimento lento, numa mistura simples de alho, cebola e rosmarino, com pequenas regas de água, de quando em quando, para extrair todo o sabor da carne, de gosto tão peculiar.

Para acompanhar essa suculência, uma polenta molinha, cozida por cerca de uma hora, folhas tenras de almeirão temperadas com vinagre de vinho de garrafão e nacos de queijo curado.

Tudo era colocado sobre uma longa mesa onde, caçadores, mulheres e crianças dividiam o espaço e também as histórias daquela saga vivida.

Entre uma garfada e outra, podia sentir o prazer de comer e ouvir.
Ainda acredito que o melhor tempo é aquele em que não há pressa, onde podemos desfrutar do momento com intensidade e com a chance de ter um segundo prazer, movido pela lembrança.


Na receita desta postagem, uma pasta muito simples e reconfortante.

Espaguete na manteiga de sálvia:

Ingredientes:
· 250g de espaguete cozido al dente
· 50g de manteiga
· 3 dentes de alho picadinhos
· 10 folhas grandes de sálvia fresca picadas
· Sal a gosto
· Queijo parmesão a gosto

Preparo:
· Em uma frigideira aqueça a manteiga e frite o alho até que cheire. Acrescente a sálvia e o sal. Desligue o fogo.
· Misture o espaguete ao molho e sirva polvilhado com parmesão.

Mariza Poltronieri é culinarista em Maringá, PR. E tem espaço garantido aqui, para escrever sempre que quiser, sobre alquimia gastronômica. Ou, sobre o que ela desejar.

3 comentários:

  1. Querido amigo,
    vc seria um bom caçador. Mal deu tempo do cão "amarrar" a presa e o disparo já foi feito?
    Gente...mandei o texto ao mesmo tempo prá revista e prá vc. Aqui saiu antes!
    Beijos
    Mariza

    ResponderExcluir
  2. que me perdoe a sociedade protetora das perdizes... mas essa matéria ficou ótima!!!!

    ResponderExcluir
  3. Quando ainda se caçava, o respeito pelo animal era maior. Hoje, nas gôndolas dos mercados, não compramos um animal, compramos carne...ninguém dá bola.
    Animais mortos sem honra.

    ResponderExcluir