domingo, 7 de março de 2010

Kit sobrevivência


Um prestobarba com três lâminas.
Um shampoo 2 em 1.
Uma garrafa de vinho tinto
(Finca La Linda - Malbec ou Clos Torribas - Crianza)


Durante uma campanha política a gente que trabalha por trás das câmeras, na equipe de produção dos programas de TV e rádio, precisa aprender a viver com pouco.
Pouco tempo pra resolver problemas, poucos recursos técnicos (quase sempre menos do que a gente precisa).
Poucas horas pra dormir.
Pouco espaço pra descansar.

A ordem, em geral é estar atento. Como dizia um antigo anúncio da TV Globo, na década de 70: Plantão geral e o melhor do carnaval.

Pensando nisso andei vasculhando a minha memória para saber qual o meu kit de sobrevivência numa campanha. Sempre que pensei em comprar algo, eram essas, que descrevi lá em cima, as três primeiras coisas que verificava.

Claro, há variações. Dependendo do lugar; dependendo do clima; da região ou até mesmo, do país onde a gente está. Mas em geral, o kit que descrevi resolve a minha vida, em campanha. Só o que falta, às vezes, é uma alma boa, com tempo disponível para ir ao supermercado comprá-lo. Porque, na maioria das vezes, nem tempo pra isso a gente tem.

Pensando assim, fiquei imaginando: o que seria o kit sobrevivência de outras pessoas, em outras situações?

Então, quero propor um exercício aos leitores desse blog que se animarem com a brincadeira. Sei que cada um de nós tem um kit sobrevivência para as horas incertas. Às vezes ele é real. Ás vezes, pode ser imaginário. Não importa.

O que importa mesmo é saber que, de um jeito ou de outro, quando a água bate no nariz a gente sempre tem sempre um plano "B" em mente. Por isso, estou convidando aqueles que toparem a descrever aqui qual é o seu kit sobrevivência e em que situação usaria. Que tal? Alguém se habilita?

3 comentários:

  1. Grande Maranhão!
    Boa essa do kit sobrevivência. Vamos lá! Certa vez ouvi uma história de um Rei que havia encomendado um Kit desses à sua Corte e, principalmente, aos sábios que nela viviam. Deveria ser algo que lhe valesse extremamente e simultaneamente para as horas mais difíceis e para as de maior alegria de modo que pudesse estabilizá-lo no caminho do meio. Então os sábios da corte apresentaram-lhe um anel no qual havia uma frase. Essa frase era o Kit sobrevivência a que nos referimos então. Ela deveria servir para fazer com que o Rei abaixasse o facho nos momentos de alegria execiva e, ao mesmo tempo, servir para lhe dar ânimo nos momentos mais difíceis de sua vida. Bem, essa frase ou esse kit dizia: ISSO TAMBÉM PASSARÁ.
    Viva!
    Chico (pai do Renzo)

    ResponderExcluir
  2. Maranhão,
    Legal esse seu kit de sobrevivência. De fato, os componentes de cada kit vão variar de acordo com as prioridades dos náufragos. Legal também o comentário do Chico (pai do Renzo), trazendo-nos a historinha do Rei. Compartilho dessa filosofia no dia a dia. Nem me empolgo tanto que não possa mais voltar ao chão, nem me afogo em melancolia que não me possa fazer emergir. Portanto, a inscrição no anel do rei é sábia e está certíssima: ISSO TAMBÉM PASSARÁ.
    Um grande abraço do Victor

    ResponderExcluir
  3. Bacana essa proposta!
    Também compartilho da teoria do pai do Renzo.Mas acho que acrescentava além do anel um pequeno tablete de chocolate ao leite que é para ajudar a produzir endorfina rapidamente no caso de dor extrema( tristeza e doenças na alma)e uma garrafinha com água para resfriar rapidamente grandes calores emocionais e repor a hidratação a niveis consideráveis (no caso de choro compulsivo e incontrolável).
    A paciência vem já incluida na frase do anel e é dose que basta.
    Um beijinho
    Claudinha

    ResponderExcluir