sexta-feira, 5 de março de 2010

E vai rolar a festa...

É como se houvesse dois mundos em Brasília. O político está vivendo um inferno astral. O placar: STF 9 X 1 ARRUDA. O governador na prisão há três semanas, sem perspectivas de sair. E uma frase como nunca houvera, dita pelo Ministro Ayres Brito, do STF, faz eco no eixo monumental e certamente provoca os instintos mais primitivos de todas as cabeças pensantes: “Dói na alma ver o governador sair do Palácio para a cadeia... Mas há quem chegue às maiores alturas para fazer as maiores baixezas”.

No outro mundo, indiferente aos abalos sísmicos provocados pela política, Brasília se transforma em eixo mundial da cultura. O mês de março “está bombando”, como diria a gurizada. E eu explico:

Uma rápida olhada nos jornais e a gente logo vê que vai rolar uma grande festa cultural. No Teatro Nacional, este fim-de-semana, tem a Companhia de Dança Débora Colker, na sala Villa-Lobos. Débora mostra a coreografia 4 por 4, criada em 2002.



Os mineiros do Skank estão de volta à cidade e mostram o show “Estandarte”, às dez da noite no Marina Hall. Só hoje. Zélia Duncan sobe ao palco do Teatro OI, hoje e amanhã, para mostrar o repertório completo do seu nono cd, “Pelo sabor do gesto”. Show e disco foram muito elogiados por público e crítica.

O filho do eterno síndico Tim Maia, Léo Maia, também desembarca na cidade para uma rápida apresentação, no Kapella bar do Clube Asbac. O músico vem acompanhado do diretor musical e guitarrista Cássio Calazans e mostra músicas do seu terceiro cd, “Sopro do Dragão”. O início do show está marcado para as dez da noite.

A Capital Federal também é a primeira cidade a receber a turnê da peça “As pontes de Madison”, história que fez sucesso no cinema com Meryl Streep e Clint Eastwood. A versão nacional tem direção de Regina Galdino e é estrelada pelos atores Marcos Caruso e Denise Del Vecchio. No teatro do CCBB, amanhã, às nove da noite e domingo, às oito da noite.



E pra fechar, quatro atrações internacionais: A-Ha, na turnê de despedida do grupo que marcou uma geração inteira, desembarca por aqui pra uma única apresentação no dia 16 de março, no Centro de Convenções.




O grupo inglês Franz Ferdinand mostra o repertório do disco “Tonight”, considerado pela revista Rolling Stone o melhor disco internacional de 2009. Uma única apresentação no dia 21 de março, no Marina Hall.


No domingo, é a vez do Guns N’Roses desembarcar em Brasília e dar início ao roteiro sulamericano da turnê mundial “Chinese Democracy” que está na estrada desde 2008. O show começa às 20h30, no ginásio Nilson Nelson. A abertura é de Sebastian Bach, ex-vocalista do Skid Row.

Por fim, o mestre BB King. Imperdível. O rei está de volta, dessa vez com a turnê “One more time”. Vai ser no dia 22 de março, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Não precisa dizer mais nada.





Não falei? É por essas e outras que se chega à conclusão de que Brasília, sua gente, seus sabores e seus amores são mesmos maiores do que qualquer crise. Como diria o poeta: Vamos (literalmente) tocando em frente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário