sábado, 20 de fevereiro de 2010
O mundo é um moinho... um caldeirão, ou um freezer!
Tempo quente em Porto Alegre. Acabo de falar com o Henrique Franke, meu sobrinho. E ele me informa que o calor é insuportável. Nas últimas semanas, Porto Alegre ferveu. Os termômetros superaram os limites do razoável. Na foto aí acima, em frente ao estádio Olímpico, do Grêmio, um flagrante de 38 graus.
Tio, só tomando uma gelada pra suportar! Diz o Henrique. Tome duas. Uma por mim.
Coincidência ou não, acabo de receber um e-mail da minha comadre Giselle, que hoje vive em Annecy, na França. E ela reclama: Compadre, o frio é intenso. Fica tudo lindo, coberto de neve (é só olhar na foto), mas é quase insuportável.
A despeito da beleza das imagens da França e do impacto da onda de calor por aqui, é razoável dizer que é cada dia mais difícil identificar com clareza as estações do ano. O melhor é que o Henrique aumente o estoque de cerveja em Porto Alegre. E que a Gisele não deixe de abastecer de lenha a lareira. Ah! E não vamos nos esquecer: daqui a pouco acaba o horário de verão. Teremos de volta mais uma horinha de sono.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Pois é...o tempo está mesmo maluco...deves ter visto nos noticiário o triste sábado que teve ontem o Arquipelago da Madeira.
ResponderExcluirJá contabilizam mais de 40 mortos e avultados danos materiais com a queda de barreiras, ponte e toda a baixa da cidade do Funchal atolada em um lamaçal.O que se passou foi um fenomeno raro que gerou de pluviosidade em uma hora o correspondente a chuvas de um mês de primavera.
No continente o frio e a chuva estão a nos oprimir um bocado, mais do que era suposto.
O MUNDO INTEIRO SENTE COM A INSTABILIDADE CLIMÁTICA.TEMPERATURAS QUE DESPENCAM 10ºC NO INVERNO E SECAS REPENTINAS QUE FUSTIGAM PLANTAÇÕES AO REDOR DO GLOBO NÃO SÃO SÓ SENSACIONALISMO CINEMATOGRÁFICO.TRANSFORMAÇÕES DRÁSTICAS DESSE TIPO JÁ ACONTECERAM NO PASSADO .MUDANÇAS CLIMÁTICAS AVASSALADORAS E ABRUPTAS DO GÊNERO PODEM MESMO ACONTECER EM UM FUTURO PRÓXIMO. A MAIORIA DOS ESPECIALISTAS EM CLIMA ACREDITA QUE NÃO PRECISAMOS TEMER UMA ERA GLACIAL COMPLETA NAS PRÓXIMAS DÉCADAS. MAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS REPENTINAS JÁ OCORRERAM ANTES E PODERIAM OCORRER DE NOVO. NA VERDADE, ELAS PROVAVELMENTE SEJAM INEVITÁVEIS E TAMBÉM INEVITÁVEIS SÃO OS DESAFIOS QUE TRARÃO. A HUMANIDADE SE TORNOU INDUSTRIAL E O RESULTADO É QUE A ATMOSFERA QUE CERCA O PLANETA TEM FICADO CADA VEZ MAIS CARREGADA DE GASES VINDOS DE FÁBRICAS E CARROS. ALÉM DISSO, O DESMATAMENTO DAS FLORESTAS E A CONSTRUÇÃO DE CIDADES COM POUCO VERDE E MUITO CONCRETO TAMBÉM CONTRIBUÍRAM E AINDA ESTÃO CONTRIBUINDO PARA ATRAPALHAR O CLIMA.
ResponderExcluirAlô alô compadre, parabens pelo blog e "merci" de lembrar da comadre em pleno freezer hehehe. Pois é bem vero, este inverno tem sido considerado como um dos mais rigorosos por aqui, nevou até mesmo à beira-mar, incrivel !!! Desde ontem chove em Annecy, e as temperaturas sobem, cerca de 7° em Annecy, mas tivemos por varias vezes bem menos, como -10°. Uma bênção que todos os espaços interiores tenham calefação, dentro de casa estamos de camiseta, mas là fora...... Embora seja um frio seco, cuja sensação térmica é menos agressiva que os ùmidos invernos do sul do Brasil, confesso que fica dificil encarar o pedal à menos 10; não é de se estranhar, pois, que as bicicletinhas estejam todas estacionadas à porta da residência dos estudantes (foto publicada neste blog). A natureza caprichou este ano nas aquarelas pintando a paisagem com todas as nuances do branco !!! E pensar que do lado verde-amarelo, os amigos brasileiros torram à temperaturas de mais de 40°, e que aqui e ali multiplicam-se catàstrofes naturais. Mundo moinho, como bem disse o compadre Maranhão, que gira refletindo o comportamento deste bicho chamado humanoïde. Tudo indica que valha a pena pôr uma plaquinha de STOP neste filme. Resta saber qual é o nosso papel no roteiro e que cenario queremos deixar a nossos filhos. Bom fim de semana a todos, até à proxima !!
ResponderExcluirGisèle VIAUT, jornalista
VIAUT Presse - Annecy/FRANCE
www.viautpresse.fr
e-mail : contact@viautpresse.fr