domingo, 14 de fevereiro de 2010

Olhar de fotógrafo



O domingo é de carnaval e de expectativa em Brasília. Dois assuntos predominam nas rodas e nas ruas. O começo da festa e o fim da farra. A festa é popular. A farra é política. A festa só termina na quarta-feira de cinzas. A quarta de cinzas também será importante para a gente saber se é de verdade que começou o fim da farra.

Enquanto as respostas não surgem, eu dou um tempo de sambas e investigações e me delicio com o olhar de fotógrafo do Ronaldo Barroso. São deles as fotos aí em cima e elas têm o mérito de mostrar um lado pouco percebido de Brasília. Sim, Brazlândia também é Brasília.

Das regiões administrativas (antigas cidades satélites) Brazlândia é a mais distante. Fica a 59 quilômetros do Plano Piloto. É uma cidade de 53 mil habitantes que guarda traços interioranos, vocação agrícola e grande apego religioso.

O nome dela está diretamente ligado às famílias fundadoras. Uma delas, a dos “Braz” foi das primeiras a chegar nas terras da chapada do Vão dos Angicos. No início dos anos 30, as famílias conseguiram, por influência política, que o povoado fosse elevado à categoria de distrito de Santa Luiza (hoje Luziânia). Foi quando o lugar recebeu o nome de Brazlândia, em homenagem à família mais numerosa da região.

Juscelino Kubitschek decidiu trazer a Capital Federal para o Plano Piloto e, com isso, mudou o rumo da pequena Brazlândia. Já em 1958, foram desapropriados mais de mil alqueires da cidade. Apenas a área que circundava a sede urbana de Brazlândia não foi transferida para o Governo.

O Rio Descoberto foi represado, fazendo desaparecer inúmeras fazendas da região, para a formação do Lago do Descoberto, fonte de água potável, que hoje é responsável pelo abastecimento de mais de 60% da água de todo DF.

Nestes dias de expectativa e incerteza, enxergar o por-do-sol de Brazlândia através das lentes de Ronaldo Barroso é um hiato de bucolismo. Bom pra deliciar os olhos. Bom pra aliviar a alma.

Um comentário:

  1. MARANHÃO, MERECIDA HOMENAGEM AO COLEGA RONALDO.
    RONALDO BARROSO, EXCELENTE PROFISSIONAL, AMA A PROFISSÃO COM DETERMINAÇÃO. NAS SUAS PUPILAS ESTÃO FOCADOS O BELO, O ADMIRADO E O ENCANTADOR.RONALDO É SENSÍVEL COMO NUNCA VI.SUA VISÃO SEMPRE FOI PARA O SENTIDO MAIS AGUÇADO DAS COISAS. RONALDO POSSUI SEM DÚVIDA, UMA FORMA SINGULAR DE RECORTAR O MUNDO. ASSIM COMO OS POETAS E OS ESCRITORES, RONALDO BUSCA DETALHES NÃO PERCEBIDO PELOS OUTROS E AO REGISTRAR,COM SUA CÂMERA, ESSES DETALHES, FAZEM SUAS FOTOS SE TORNAREM UMA OBRA PRIMA.SIMPLICIDADE, SENSIBILIDADE E DEDICAÇÃO SÃO AS CARACTERÍSTICAS QUE TORNARAM RONALDO BARROSO UM DOS MAIORES ÍCONES DA FOTOGRAFIA BRAZILIENSE.

    ResponderExcluir