domingo, 3 de março de 2013

Sem tirar nem por

Leo Minax
Recebi esse link de presente no começo deste domingo. Gente sensível e de bom gosto, que sabe que a música é uma das minhas adorações. E eu agradeço. A música é de Leonardo de Deus Gil, que usa o nome artístico de Leo Minax e vive hoje na Espanha.

Ouvi a música e fui atrás pra saber um pouco mais sobre esse cara que traz em suas letras e acordes um sabor inigualável da terra que resolveu carregar no nome - Minas Gerais.

Descubro que, sim, Leo nasceu em Minas. Formou-se jornalista, mas abandonou o jornalismo pela música e fez uma boa escolha. Morou em Paris, mas radicou-se em Madri. Já lançou quatro discos por diferentes selos e já compôs, cantou e tocou com gente grande.

Na pesquisa, li um texto bem escrito, de sua autoria, em que Leo comemora o convite que recebeu de Paula Santoro para fazer parte de um projeto Novas Esquinas, no Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro, em novembro passado. O projeto associa novos expoentes a consagrados valores da música de Minas. Ele se apresentou junto com Lô Borges, seu ídolo confesso.

Cartaz dos shows de Leo para o projeto Novas Esquinas
e de lançamento do seu mais recente disco. 
Lô, Milton e o Clube da Esquina, aliás, são para Leo algo como a pedra fundamental de seu encantamento pela música. Não surpreende que isso seja assim. Basta escutá-lo uma única vez para compreender o equilíbrio mineiro que há entre o criador e sua criatura. Sem tirar nem por. Com Leo Minax.

Nenhum comentário:

Postar um comentário