segunda-feira, 25 de março de 2013

Horizonte Mandela

A arte de Marco Cianfanelli.
Para que a África jamais se esqueça de Nelson Mandela.  
Estava lá no Blog da Fernanda van der Laan e eu resolvi compartilhar aqui. São imagens que mostram a construção de um novo horizonte, um horizonte distinto, na África do Sul. O que eu chamo de um "Horizonte Mandela", feito para que ninguém esqueça o homem, sua história, sua luta.

Nelson Mandela foi e é a personalidade mais impressionante daquele continente. Passou 27 anos preso por acreditar que algo estava errado nas relações entre brancos e negros. O tempo de prisão não lhe amedrontou as convicções. Ao contrário, serviu para amadurecer o pensamento e tornar o corpo mais resistente.

Saiu de lá para disputar e vencer uma campanha presidencial. Foi um presidente digno. Sue mandato mostrou que ele tinha razão. A África, depois de Mandela, é outra. Nelson Mandela é um ex-presidente honrado. Tão singular que ganha agora um monumento artístico. A obra reconstrói a sua imagem na linha do horizonte africano, como uma tatuagem no ar.

O monumento foi construido com 27 barras de ferro que simbolizam cada um dos anos em que ele esteve na prisão. É obra do artista Marco Cianfanelli. Foi inaugurada no ano passado, no mesmo dia e no mesmo local onde Mandela foi preso, 50 anos antes.

É um reconhecimento de seu povo à sua luta em defesa de direitos iguais para todos e pelo fim do apartheid. Vistas de perto, são barras de ferro. Vistas de longe,  formam o rosto de Nelson Mandela. Como se este estivesse mirando o infinito. E enxergasse, apesar de tudo, um belo horizonte. Um horizonte Mandela.






Nenhum comentário:

Postar um comentário