domingo, 17 de março de 2013

Luiz, uma ponte física imaginária

Meu professor de física, Luiz Evangelista, o que me ensinou a gostar de filosofia ainda na adolescência, foi alcançado pelo meu texto, em Cambridge. Obra e graça da Marisa Poltronieri, que rebateu pra ele o que escrevi no blog. De lá, ele acaba de me escrever. E eu, emocionado, reproduzo e divido aqui com todos vocês.

Luiz Evangelista, nosso professor de Física,
(graças a quem começamos a amar a Filosofia)
em dois tempos. Na época da escola...
 
... e hoje. Lá longe, na Inglaterra. A paixão é a mesma. 

Caríssimo Maranhão.

Recebi o texto, com as fotos, com uma emoção indizível.

Imagine!

Estou fora de casa, em Cambridge, num clima de solidão e melancolia muito fortes, olhando para uma paisagem antiga. Há pouco, estive lendo alguns versos de Keats e outros de William Blake.  Vocês (você e Mariza, que me escreveu antes) me atingiram em cheio!

Lembrei-me de ter feito, há uns quatro anos, um poema sobre os lugares e as pessoas que amamos, e que fala, em poucas linhas, de como os carregamos dentro de nós, até mesmo depois do "triste Aqueronte, o insuperável".  

O poema (uma miséria de texto)  surgiu a partir de uma frase de Jorge Luís Borges (já que a Argentina anda em moda). Eu tentei recitá-lo em nosso primeiro encontro dos últimos anos, lá na BR-3 de Maringá, em 2011, na hora do almoço,   mas estava tão emocionado que ele não saiu. Vai, agora, abaixo!

Que emoção ser lembrado como professor de filosofia!

Do fundo do coração (em latim pedante: ab imo pectore),

Luiz.




                                                     BORGEANA

Os lugares a gente carrega,
os lugares estão em nós.
(J. L. Borges)

Os lugares e os mortos a gente carrega;
os lugares e os mortos estão em nós.
Quiséramos que eles estivessem onde estamos;
queremos que eles estejam onde estivermos,
                depois de nossas vigílias,
além do triste Aqueronte,
onde toda lágrima será enxugada.
Lá, naquele dia em que
nada perguntaremos.


Luiz Roberto Evangelista
Department of Physics
Universidade Estadual de Maringá




Nenhum comentário:

Postar um comentário