segunda-feira, 13 de junho de 2011

Na terra dos santos

por Mariza Poltronieri*

O Carnaval tem seus defensores ardorosos, mas não há festas mais tipicamente brasileiras quanto as festas juninas: de Santo Antônio (dia 13), São João (dia 24), São Pedro (dia 29). Todos os santos trazidos à Terra de Santa Cruz pelas naus de Portugal.

As primeiras festas, por certo, copiavam as festas tradicionais européias que celebravam neste período o solstício de verão - momento em que o sol atinge sua maior declinação em latitude e o dia se torna o mais longo do ano. No hemisfério Norte, ocorre no dia 21 de junho; e no hemisfério Sul, em 21 de dezembro.

No Nordeste brasileiro, os festejos coincidem com o solstício de inverno e com a época da colheita do milho. Por isso, a maior parte dos quitutes é feita com o grão, a exemplo da canjica, da pamonha, do bolo de fubá ou da simples pipoca.

Claro que acompanham outros ingredientes também populares, que incrementam saborosas receitas, deixando nossas festas com gosto de saudade e com uma carinha regional. Falo do amendoim, do coco, da mandioca, batata-doce, do nosso pinhão e, para esquentar o frio do sul, um quentão de vinho ou de pinga. Delícias que duram um mês inteiro.

Comida, bebida, música, dança, reza e superstição. Não falta nada nesta festa, além de sua presença. Vale roupa de chita com remendo para as moças e calça curta e botina para os moços. Vale também um bom cowboy ou cowgirl. Neste tempo globalizado, todas as culturas são bem vindas, só não vale ter preconceito.

Vamos levantar poeira! Para adoçar a vida, segue aí uma receita de cocada afro-lusitana, mistura mais que perfeita para estas ocasiões:

COCADA DE FORNO

Ingredientes:

• 1 coco fresco descascado e ralado no ralo grosso (300 g)
• 3 xícaras de açúcar cristal
• 1 colher de sopa de manteiga
• 2 ovos inteiros e 2 gemas batidos

Preparo:

• Aqueça o forno em temperatura média. Numa tigela, misture os ovos, o açúcar e a manteiga. Acrescente o coco até que fique homogêneo.
• Transfira a mistura para um refratário e leve ao forno até que fique dourado na superfície, formando uma casquinha.
• Sirva quente ou em temperatura ambiente, sozinha ou acompanhada de uma bola de sorvete de creme.


*Mariza Poltronieri é culinarista em Maringá, PR. E tem espaço garantido aqui, para escrever sempre que quiser, sobre alquimia gastronômica. Ou, sobre o que ela desejar.

2 comentários:

  1. Doces & Deliciassssssssss......
    Super bjo.
    Silene

    ResponderExcluir
  2. Para situar os leitores: Há muito tempo tive uma doceria chamada "Doces e Delícias" em Maringá-PR.
    Silene é amiga de infância, de tirar fotografias trocando o dente-de-leite.
    Vivemos muitas coisas juntas e este tempo, da doceria, também foi muito precioso.
    Amo vc, Si!

    ResponderExcluir