segunda-feira, 17 de maio de 2010

Do campo para a História

Mauro di Deus é um pesquisador por natureza. Desses que não sossega o facho. Vira e mexe, Maurinho sai com outra novidade que, invariavelmente, guarda um conteúdo de memória.

Sua memória, aliás, é fonte permanente de inspiração para meus textos. Foi ele quem me contou a história do painel do Athos Bulcão, no salão verde da Câmara dos Deputados.

Ontem ele me escreveu para falar do seu mais recente desafio: escrever um livro sobre a vida do deputado federal gaúcho, Adão Pretto.

Nas palavras do Mauro:

“Adão era um descendente de italianos, pequeno e de olhos azuis. Tinha pouca instrução escolar. Foi alfabetizado aos 18 anos lá na pequena Miraguaí no interior do Rio Grande do Sul. Era pequeno agricultor e sacodiu o país com a mais expressiva mobilização de agricultores e de sem terra que o Brasil ainda não tinha experimentado.

Em plena ditadura militar, a partir de 1979 começaram por ocupar a Fazenda Macali, depois a Anoni e em 1981 liderou milhares de pessoas acampadas na Encruzilhada Natalino clamando por terra para produzirem. Os milicos mandaram o coronel Curió para acabar com movimento. Não conseguiu! Ficaram, ocuparam e estão lá até hoje produzindo alimentos de qualidade. E dessa mobilização surgiu, também, o MST.

Adão, um dos principais líderes foi escolhido por esse e por outros movimentos que então se organizavam para representá-los e, nas eleições de 1986, foi eleito deputado estadual. Em seguida os pequenos agricultores, os sem terras, as mulheres campesinas, os atingidos por barragens e outros movimentos, o elegeram por 5 vezes consecutivas deputado federal. Adão foi um exemplo pungente de coerência e de luta. Morreu de uma pancreatite em fevereiro de 2009 no meio do quinto mandato.”


Para contar essa história, Mauro fez, há alguns dias, uma incursão ao interior do Rio Grande do Sul. Conversou com amigos, parentes, políticos que conheceram Adão de perto.

“Foi um mergulho profundo na história recente dos movimentos sociais que ajudaram o país a sair do obscurantismo para a fase democrática em que hoje vivemos. Muitas histórias, muitos depoimentos, muita emoção.

Em breve - o livro está agendado para ser publicado final de outubro de 2010, aqueles que se interessam pela história dos homens públicos que fazem a diferença nesse país, poderão conhecer um pouco mais sobre quem foi Adão Pretto, o pequeno agricultor de Miraguaí que se transformou em um grande deputado brasileiro.”


Na foto abaixo, feita pelo Mauro, o marco na Encruzilhada Natalino, onde o Adão Preto começou a deixar de ser um pequeno agricultor para se transformar em um protagonista da História recente do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário