quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Quem de nós...

Tarzã e sua inseparável amiga, Chita
Quem da minha geração não guarda na memória o grito do Tarzan, imortalizado no cinema pela figura de Johnny Weissmüller? As aventuras do Rei da Selva ocupam lugar especial no meu relicário imagético infanto-juvenil.

Hoje, abri o computador e corri os olhos nas notícias. Muitos acidentes, muitas tragédias, muitas dúvidas e muita futilidade. Escondida em um canto de página, a notícia que me fez vidrar os olhos e me remeteu ao passado: Chita, a macaca que interpretou a inseparável companheira de Tarzã, nos filmes da década de 30 do século passado, morreu aos 80 anos, num santuário de animais, na Florida, na noite de Natal.

Chita, Boy, Tarzã e Jane
Chita viveu o dobro do que se tem de expectativa de vida para os macacos. Durou mais até do que o seu companheiro Tarzã. Johnny Weissmüller morreu aos 79 anos, em 1984.

Para os que não tiveram a chance de ver Tarzã em ação, resgatei um filme curto, são apenas dez segundos, suficientes para traduzir o impacto desse som na memória de quem, criança como eu, ficava arrepiado toda vez que o Rei das Selvas se impunha, literalmente no grito, diante de uma nova aventura.




2 comentários:

  1. Em 1961 conheci no Rio de Janeiro um Tarzã.
    Corpo atlético e o grito de Tarzã ele tinha.
    Às 11:00 da noite, a exclamar "resto, resto", fazia seus pratos ao esvaziar todas as panelas com as sobras do jantar das 8:00. Depois deste jantar ele retirava do cinto uma dezena de garrafinhas contendo bebidas alcoólicas coloridas que sempre carregava. E então, sem camisa, levantava os fortes braços, estufava o peito e soltava um potente grito de Tarzã.
    Era o enlouquecido e inofensivo advogado Edmur Oliva, morto num botequim ao sacar uma arma de brinquedo.

    ResponderExcluir
  2. Viegas,
    Também me lembro de um Tarzan. Era 1962 em um apartamento na Rua Barata Ribeiro. Físico e grito de Tarzan ele tinha.
    Às 11:00 da noite retirava o seu cinto que era enfeitado por umas inseparáveis garrafinhas de bebidas alcoólicas coloridas levadas e consumidas por ele. Enquanto entusiasmado dizia "resto-resto", seguia a esvaziar todas as panelas de uma bagunçada cozinha, com o que sobrara do jantar das 8:00. Esquentava e comia aquilo. À meia noite com braços erguidos e peito forte estufado, soltava então uns sonoros e potentes gritos de Tarzan. Era o inofensivo e doido advogado Edmur Oliva, morto algum tempo depois ao sacar em um botequim do Rio seu também inseparável revolver de brinquedo.

    Abraços,

    Matta

    ResponderExcluir