domingo, 7 de março de 2010

"eu vim de Ilha de Maré, minha senhora"...

É assim que começa uma canção antiga, marcadamente baiana, mas sobretudo, nordestina. Me lembro de ouvi-la muito em minha infância, na voz de Alcione ou de Clara Nunes. É daquelas músicas que quando a gente ouve provocam uma dorzinha lá no fundo da alma e nos remetem ao passado. No meu caso, às ruas e becos de São Luis.

Hoje, recebi uma mensagem da Alene Lins, jornalista que vive na Bahia, que começava com esse trecho da música e relatava uma viagem que ela fez. Passe o dia com a música na cabeça. O texto da Alene, também vale a pena dividir com vocês. Vai um pedacinho aí.


Ilha de Maré é uma das 56 ilhas que compõem a Baía de Todos os Santos. Andamos tanto, atravessamos mais da metade da ilha a pé. Caminhada das 9:30h até as 15hs, com apenas tres paradinhas de 10 minutos. Quase morri. O joelho tá pedindo arrego, porque fiz descalça... haja impacto. Começamos pelo povoado de Botelho, passamos por Praia Grande, Passa Cavalo e Itamoabo.

No meio disso tudo, muito mangue para atravessar, escorregar, se divertir, um verdadeiro berçario de carangueijos. Foi interessante, pois nunca tinha atolado a alma no mangue.

Vi gente muito linda pelo caminho: meninos descalços e risonhos, brincando com conchinhas, senhoras lavando roupa, senhores tecendo seus artefatos para a pesca, jovens no futebol na beira da praia...

Também vi lixo em todo canto, ouvi arrocha e antenas parabólicas. E lá, numa casinha no meio do nada, a Beyoncè se fazia ouvir... coisas de lugarejos na era da globalização.

Mas a praia é um encanto à parte, agua morna, calma, deliciosa.
E no final do passeio, a natureza se rebelou. Fechou numa tempestade. linda, mas perigosa.


Quem gostou, pode conferir mais no blog que ela escreve.

Pra fechar,Ilha de maré, na voz de Mariene de Castro.Pra quem nunca ouviu ficar conhecendo. Pra quem já conhece, matar a saudade. Como eu.

2 comentários:

  1. Lindo...Não sei se a canção nessa bela intepretação ou as lembranças que brotam no meu coração!!
    beijos,
    Tenha um bom dia

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo seu blog, pelo artigo e pelo seu alto astral.
    Olha, fala pra sua amiga cuidar bem dos joelhos e pés nas próximas aventuras, tá?
    Assim vai poder continuar aproveitando sempre.
    Tudo de bom pra você e pra ela!

    ResponderExcluir