terça-feira, 16 de março de 2010

Brasília ao sabor do vento (ou da tempestade)


Nunca estivemos tão próximos de uma intervenção federal como hoje. Se Brasília fosse um termômetro, eu diria que o filete de mercúrio teria atingido o seu ponto máximo.

Na mesma noite, o TRE cassa Arruda (o governador afastado) por 4 a 3, por infidelidade partidária. E o Ministério Público do Distrito Federal ajuiza uma ação de antecipação de tutela, pondo sob suspeita mais 26 pessoas : dez deputados distritais; dois suplentes já convocados para assumir; e outros quatorze suplentes de deputados distritais.

Não tenho a formação e o conhecimento jurídicos necessários para dar uma sentença definitiva. Mas olhando assim, quer me parecer que se esse último pedido for aceito, significará o fechamento da Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Ou pelo menos provocará a interrupção inevitável das atividades legislativas (quem vai sobrar para votar qualquer coisa?)

A Câmara Legislativa é quem deveria, em um período máximo de trinta dias, escolher pelo voto indireto o novo governador, que concluiria o atual mandato, ficando no governo até o dia 31 de dezembro deste ano.

Imagino que a noite será longa para o Procurador Geral da República, para o presidente do STF e para o presidente Lula. Assim como será longa também para os protagonistas que sobraram deste cenário de terra arrasada em que se transformou o ambiente político do Distrito Federal.

Sopra um vento frio na noite desta terça-feira. Pode ser só uma fresca. Pode ser tempestade. (crédito da foto: m.cavalcante)

2 comentários:

  1. Querido Maranhão...depois da tempestade vem sempre a calmaria...e nestes dizeres antigos temos que tirar algum proveito.
    Quem sabe não é o começo de um novo tempo? Quem sabe o eleitor aprende agora com a dor o que poderia já ter feito?
    O Procurador fará cumprir a tão esperada justiça, cega e igual para todos...
    Eu tenho fé num Brasil melhor e mais justo feito pelo voto do povo que vai modificar a realidade.
    Boa sorte ai!!!

    ResponderExcluir
  2. É meu velho...
    Algo muito definitivo tem que acontecer para melhorar nossa cidade...
    Tenho fé que isso, amanhã como passado, será uma referência importante para novos rumos.

    ResponderExcluir