domingo, 14 de agosto de 2011

A história se repete

Um dia, meu pai me disse que a vida não seria fácil. Mas que, do jeito dele, estaria sempre por perto. E quando foi preciso, ele entrou no tatame para ficar ao meu lado. Eu tinha pouco mais de sete anos. E essa imagem nunca mais me saiu da cabeça. Acompanhar, lutar, defender, respeitar.


Um dia, eu cresci. O tempo passou e aquele homem que me ensinou muita coisa, agora, queria experimentar. Foi quando descobri que estava na hora de retribuir. Assim, caminhamos juntos - ou quase - em direção ao mar. A imagem ficou gravada para sempre. Acompanhar, partilhar, transferir, cuidar.


Muito tempo depois, nós dois juntos, eu e meu pai, nos vimos crescidos, amadurecidos. É o tempo de rir das coisas bobas, dos acertos e dos erros, das delícias da vida. É o estágio em que, penso, nos encontramos agora. E aqueles sentimentos que permeiam toda a vida estão mais vivos do que nunca: Acompanhar, refletir, compreender, sorrir.


Hoje, quando meu filho, Gabriel, já tem corpo de homem, me vem a certeza de que a história se repete. Um dia, quando ele ainda era criança, eu disse que a vida não seria fácil. Mas que isso não tiraria o brilho e a razão de viver. Então, sob a água do chuveiro, ajudei a satisfazer o desejo do primeiro barbear. Acompanhar, ver crescer, se transformar e brincar. Sobretudo, brincar. E a história, calmamente, se repete.

5 comentários:

  1. Esta é a delícia de viver. Feliz dia dos pais, Maranhão!

    ResponderExcluir
  2. Maranha, feliz dia dos pais e dia 20, n estarei aqui, mas como fazemos niver quase juntos - vc 20 e eu 21 lá vai: Feliz tudo! Depois dessa poesia que une 3 gerações só posso, mais uma vez te chamar de Mestre de almas e poemas. Bjos na Mara e nos meninos. Gabriel, vc é demais, como seu pai e seu avô. Lindos.Almas especiais.

    ResponderExcluir
  3. Lizoel, grande amigo, também me escreveu:

    Bela Homenagem Maranhão!! Feliz dia dos pais meu amigo!!!! Lizoel.

    ResponderExcluir
  4. Andrea Alves, minha colega de TV Senado, disse que tentou publicar e não conseguiu: Taí o que ela mandou:

    adorei Maranhão! tentei comentar, mas não sei se consegui... de qqr forma, feliz dia dos pais! Beijo, Andrea.

    Valeu, querida!

    ResponderExcluir