domingo, 7 de fevereiro de 2010

Longevidade


Às vésperas de completar 80 anos o cearense Mauro Benevides, que foi eleito pela primeira vez em 1955, mostra o vigor de um menino. Seu primeiro mandato foi de vereador, em Fortaleza, pelo antigo PSD. Em 66, filiou-se ao MDB – Movimento Democrático Brasileiro. Ao longo do tempo, o partido mudou de nome. Ele nunca mais mudou de partido. Mauro Benevides já foi deputado estadual, deputado federal, senador e até presidente interino da República.

Hoje, ele é deputado e continua a exercer o mandato com uma disposição de jovem iniciante. É conhecido na Câmara Federal pela assiduidade. Não há um só dia em que ele não faça um pronunciamento. De segunda a sexta, haja chuva ou sol, lá está ele, na tribuna, a falar sobre os assuntos os mais variados. Raramente, quando não consegue espaço para falar, aproveita o recurso regimental do pedido de apartes, elogia o orador da vez e dá o seu recado.

No último sábado, dia da Convenção Nacional do PMDB, o também deputado Eliseu Padilha ao enxergar Benevides relatando memórias de antigas convenções – uma delas, em companhia de um iniciante chamado Tancredo Neves – não resistiu à piada e disparou: “Conta-se que D. João VI, quando chegou ao Brasil, mandou chamar o Mauro para dar-lhe uma condecoração”. Sem perder a linha, Benevides topou o chiste e disparou: “E eu não aceitei, por conta das minhas convicções republicanas.”

Ao final da convenção, o mesmo Eliseu convocou “o mais jovem dos convencionais”, Mauro Benevides, a conduzir os trabalhos que levaram de volta à presidência do partido o deputado Michel Temer.

Um comentário:

  1. CONHEÇO DO DEPUTADO BENEVIDES DESDE ESSE TEMPO, UM HOMEM QUE FEZ HISTÓRIA NESTE PÁIS, FOI PRESIDENTE DO SENADO FEDERAL ONDE EXERCEU COM DETERMINAÇÃO, HONESTIDADE E PATRIOTISMO, UM HOMEM DE UM CURRÍCULLUM INVEJÁVEL, UM POLITICO EXEMPLAR QUE TODOS DEVERIAM SE ESPELHAR.PARABÉNS MARANHÃO PELA MATÉRIA.

    ResponderExcluir