terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Lamento Rasqueado

O rasqueado é um tipo de música bem característico da região de fronteira do Mato Grosso do Sul com o Paraguai. Sim, tem rasqueado no Sul também, na fronteira com a Argentina e o Uruguai.

Mas hoje é o rasqueado sul-matogrossense que vem carregado de lamento. É que o Délio, que formava dupla com Delinha, sua companheira de longos anos, encerrou o espetáculo. Partiu para outro plano. Morreu pobre, vítima de um câncer de pulmão. Deixou por aqui um sem número de canções e uma riqueza de memória musical.

"Délio e Delinha" estão impressos como tatuagem no cancioneiro popular do velho Mato Grosso. Dupla de sucesso, eles foram capazes de resistir aos rigores de um casamento (depois de muitos anos, o casamento acabou. O amor e a sintonia musical, não). Eles são de um tempo em que não existia You Tube, internet, my space. Mas eles já estão lá. Quem não viu pode vê-los, para sempre. A ingenuidade da letra de "O sol e a Lua", reproduzido aí abaixo, é uma confissão de amor de um pelo outro. E a prova de que a identidade pela música pode ser bem maior do que um contrato social.

Ontem à tarde a viola de Délio fez silêncio. Um silêncio definitivo. Com essa partida, ele se junta a Zacarias Mourão e Helena Meireles, outros dois grandes ícones da música regional. Vai ter festa no céu. A música boa está garantida.

3 comentários:

  1. É pena que a partida dele tenha sido tão dolorosa...
    Fica o meu abraço a familia e a todos que o amavam...

    ResponderExcluir
  2. É verdade Maurilo. No mesmo dia da viagem do Pena Branca. A festa no céu vai ter viola caipira de primeira qualidade.

    ResponderExcluir