sábado, 27 de fevereiro de 2010

Homens que vão para o mar!


Conheci o Renzo Vasquez coordenando uma campanha, em Campo Grande. Ele era pouco mais que um adolescente, aprendendo a ser auxiliar de produção. Depois disso, fizemos campanha, em São José dos Campos, trabalhamos juntos em SP e, há muito tempo, só o vejo em rápidos contatos na internet.

Hoje, nós conversamos mais demoradamente e pusemos a vida em dia. Renzo virou um diretor reconhecido. Me disse que depois de fazer muitos comerciais em SP, conseguiu sua cidadania italiana e está há um ano morando em Londres. Já fez de tudo um pouco por lá, mas está focado no aperfeiçoamento daquilo que mais ama: a direção de filmes. Me contou que se prepara para dirigir um filme, ano que vem, nos Estados Unidos.

Incrível essa capacidade que o mundo virtual tem de fazer com que a vida dê um salto, em tão poucos segundos. No filme da minha memória, me lembro dele, correndo em busca de pedidos que às vezes pareciam impossíveis, em uma produção de campanha.

O olhar espantado, misto de angústia com incompreensão, no rosto daquele menino, deu lugar a um experiente diretor. Ao que parece, Renzo rompeu as barreiras da geografia e se fez cidadão do mundo.

Assumiu o compromisso de me mandar notícias de Londres. Um retrato londrino sob o prisma de um jovem diretor brasileiro. Acho que virão coisas boas de lá. Quem quiser conhecer um pouco mais o trabalho que o Renzo já fez é só entrar na página dele.

Na nossa conversa rápida ele revelou que seus pais decidiram morar perto do mar, na Bahia. Mais precisamente, em Trancoso. Montaram uma pousada por lá. Renzo diz que Regina, 55; e Francisco, 59, se cansaram da vida urbana de terapeuta e engenheiro. Decidiram mais, queriam aprender os segredos do mar e da convivência íntima com ele. Ela já tem curso de mestre em navegação. Ele já é capitão. E nas horas vagas, tocam uma pousada.

Quando o Renzo perguntou o motivo da virada na vida, Francisco não teve dúvida e respondeu: “Existem os homens que morrem, os que vivem e os que vão para o mar. Penso que me encaixo melhor nessa última alternativa.”

3 comentários:

  1. Caríssimo MARANHÃO VIEGAS!
    Parabéns cara!
    Bela percepção e capacidade de síntese.
    Suas observações nos enche de alegria.
    Renzo realmente nos surpreende com a velocidade com que vai alcançando seus objetivos. Gostei do "Olhar espantado" que também noto e tenho igual. Isso denota nossa curiosidade e aptidão para a busca.
    Esse Renzo também nunca desiste.
    Estarei lendo sobre suas histórias e seu trabalho Sr. Maranhão.
    Nossa pousada em Trancoso está às suas ordens. Viva!
    Grande abraço
    Chico (pai)

    ResponderExcluir
  2. Chico Marítimo! Que outra alcunha deveria ter um aventureiro? Obrigado pelas suas palavras e pela companhia, nessa navegação virtual, que tanto prazer tem me dado. Apareça sempre. Colabore, sinta-se em casa. Os relatos dos navegadores são imprescindíveis para o diário de bordo desse blog. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Grande Maranhão!
    Vamos repassar aqui um grande comentário feito há muito por NAPOLEÃO.
    A GRANDE QUALIDADE DE UM MARINHEIRO NÃO É A CORAGEM. MAS SIM SUA CAPACIDADE EM SUPORTAR A FADIGA E AS PRIVAÇÕES.
    Nos momentos de dificuldades tenho me lembrado destas palavras e não é que elas tem ajudado bastante.
    Viva!
    Abraço
    chico

    ResponderExcluir