quinta-feira, 6 de março de 2014

O nu e o Lago

Kazuo Okubo
Kazuo Okubo guarda por traz das lentes a paciência e a disciplina orientais aprendidas com o pai dele. Volta e meia nos cruzamos e nos reconhecemos. Eu, almoçando no Dom Francisco. Ele, ocupando o estúdio que, não por acaso, fica à beira do Lago Paranoá, em Brasília.

Do pai, herdou o ofício e o amor pela imagem. Faz a sua própria história de fotógrafo com apuro e sensibilidade, num trabalho que muitas vezes beira a arte pura. Foi assim agora, quando se juntou, a convite de Marcelo Bosi e Ana Sol,  ao grupo que se auto-denomina "Guardiões do Lago".


Foi deles a ideia de fazer um ensaio fotográfico usando o nu dos corpos para chamar a atenção e evitar a violação do Lago Paranoá. O lago é o coração úmido de Brasília. É fruto de um sonho, é o artificial mais natural que conheço. É o que permite a Brasília orgulhar-se da condição de ter uma das maiores frotas náuticas do país. E é o que nos faz, brasilienses, natos ou adotados, desfrutar de um mar ilusório e real, a milhas e milhas de distância do litoral.




A ideia não é original (muitos já usaram corpos nus por outras causas), mas tornou-se pelas lentes de Kazuo e pelo equilíbrio obtido entre corpos e água. Claro, também pela beleza física dos voluntários que toparam expor a intimidade por uma causa tão nobre quanto a preservação do lago. O resultado deu fruto a um calendário de imagens perfeitas e harmoniosas. Corpos nus na água serena. A fragilidade e a exuberância eternizados pelos olhos agudos de Kazuo.

As fotos dizem muito. Mas o making off produzido pela Lojinha de Filmes e pela Omni Vídeos fala por si só. Delicie-se.


5 comentários:

  1. Lindo isso. Pela ideia, pela plasticidade.

    ResponderExcluir
  2. Amigo Maranhão: muito lindo esse projeto! Um abraço de Floripa prá vocês de Brasília. Vou divulgar, como exemplo, no Blog do Mercado Público de Floripa http://mercadopublicofloripasc.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Que maravilhoso. A foto que aparece no vídeo, do homem nu nadando por baixo das garrafas pet, diz tudo. Maravilhoso trabalho. Por uma boa causa, envolvendo um bom gosto indiscutível. Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Meu poeta, meu Mestre. Sempre emcionando, sempre compartindo, sempre lindo. Amo vc. Saudades

    ResponderExcluir