sábado, 9 de fevereiro de 2013

Colegas


Não faz muitos dias, dei de cara com o trailer do filme Colegas, de Marcelo Galvão.  O filme é uma declaração de amor à vida. Uma ode à esperança, ao respeito e à dignidade. Um soco poético, bem dado, no estômago do preconceito e da intolerância. Conta a aventura de três jovens que convivem com a síndrome de Down e, nem por isso, abrem mão  de realizar os seus sonhos.

Ao contrário. Enxergam o que poderia ser limite com uma sem cerimônia que dá gosto. Se aventuram em conjunto e nos levam, a todos, em seus devaneios magistrais. Algo de nos fazer repensar os nossos próprios limites e de fazer corar aquela ponta de preconceito inconfesso, que todos nós carregamos, sem adimitir.

O filme ainda nem estreou por aqui. Isso deve acontecer em 1º de março. Mas a sua curta trajetória em festivais nacionais e internacionais dá uma amostra do tamanho do seu fôlego.



O longa-metragem dirigido por Marcelo Galvão vem conquistando as plateias por onde passa no país e exterior.  No cenário internacional, Colegas venceu o prêmio de público do 27º Festival del Cinema Latino Americano di Trieste na Itália. Também levou o prêmio de Melhor Filme no festival de cinema International Disability Film Festival Breaking Down Barriers em Moscou (Rússia), além de ter sido exibido no Red Rock Film Festival (Utah, EUA).


Em Gramado, a equipe recebe o Kikito de Melhor filme.
No Brasil, venceu o prêmio de Melhor Longa-Metragem Brasileiro no Festival de Gramado 2012 e foi eleito pelo público da Mostra internacional de Cinema de São Paulo como Melhor Filme Brasileiro, levando também o Troféu Juventude (votação do público estudante). Colegas foi aclamado no Festival do Rio (categoria hors concours) e foi o longa-metragem que abriu o Amazonas Film Festival.

Por tudo isso, penso que o filme Colegas está fadado a ser um marco na cinematografia nacional e, me arrisco a dizer, tem todos os requisitos para nos levar pela primeira vez a um Oscar de melhor filme estrangeiro, no ano que vem.

Pra quem ainda não faz idéia do que estou falando, vale a pena assistir o trailer postado ai abaixo.




Viu? Não acha pertinente os argumentos que descrevi lá  em cima? Pois é. Mas a coisa toda não para por ai. Pautada por uma manifestação simples e verdadeira do protagonista do filme, Ariel Goldenberg, a equipe de produção decidiu ir além.

É que Ariel sempre disse que a sua decisão de seguir na vida de artista foi motivada pela paixão que ele tem pelo ator Sean Penn. E apesar dos vários prêmios que já ganhou com o filme, Ariel alimenta um desejo. Foi para tentar tornar esse desejo realidade que a equipe de produção partiu para a realização de uma peça de marketing que, em poucos dias, se tornou um viral nas redes sociais.

O material recebeu o nome de Vem Sean Penn. E antes que eu diga qualquer coisa, ela fala por si só. Aperte o play e a gente termina essa conversa depois. 



Creio que, pelo que você acabou de assistir, é possível dizer que a estreia de Colegas já adquiriu um sentido muito mais amplo do que uma simples estreia de filme nacional. Os produtores estão de parabéns. Pela qualidade do filme, pelo desafio de realizá-lo. E pela genialidade do convite a Sean Penn. Eu decidi escrever  este post não só pela emoção que a história do filme meu causou. 

Mas, também, para reforçar a campanha que, certamente, vai se transformar em mais um sonho realizado na vida especial de Ariel. E que vida, hein! Sean Penn, você vai ficar fora dessa? Vem Sean Penn, vem!

3 comentários:

  1. Querido Maranhão, hoje compartilhei o vídeo "Vem Sean Penn" no face, adorei a pegada de um sonho dobrado. Um filme premiado que estreia em circuito nacional com o desejo do protagonista. Genial e sensível. Quero ver o filme e quero ver Sean Penn sentado do lado de Ariel. Um sonho dele que vira desejo nosso também. Se o sonho é dobrado que o sucesso também seja.

    ResponderExcluir

  2. "Emerson Ravanini" me escreveu:
    12:19 (4 horas atrás)

    Ao mestre Marcelo Galvão,
    Um texto escrito por outra mente brilhante, o jornalista Maranhão Viegas, com quem tive o prazer de trabalhar ao lado em Campanha Política do Governo do Acre em 2002 e até hoje permanece o respeito e admiração.
    Admiração como a que tenho pelo seu trabalho Marcelo, e já te disse isso inúmeras vezes.
    Bem, tomei a liberdade de encaminhar este link do Blog do Maranhão Viegas e quando tiver um tempinho, leia um ponto de vista de mais um talento de nosso criativo Brasil.

    Grande abraço aos dois e obrigado por contribuírem, cada um de seu jeito, por um Brasil com mais cultura, produções de qualidade, conteúdo rico e marcando a história do cinema e da TV.

    Tenham um ótimo feriado.

    Abraço, Emerson.

    ResponderExcluir
  3. Marcelo Galvão escreveu:

    Querido Emerson,

    Muito obrigado por me presentear com esse texto lindo do Maranhão. Fiquei muito feliz em saber que a nossa luta tem dado resultado.

    Querido Maranhão,

    Que lindas palavras, que texto maravilhoso. Fiquei muito sensibilizado. Muito obrigado pelo carinho!!!

    Grande abraço!

    Galvão

    ResponderExcluir