domingo, 24 de fevereiro de 2013

Meu unicórnio azul


A primeira vez que ouvi El Unicornio Azul, cantada por Pablo Milanes e Silvio Rodrigues, foi na casa de Liliana Bayá. Pablo e Silvio são dois dos mais importantes cantores cubanos de que se tem notícia. Liliana é a minha comadre querida que nasceu na Argentina e vive em Cochabamba, na Bolívia.

A música é em si um poema cantado. Uma ode ao amor. O unicórnio é um ser alado, mitológico, imaginário. Na música, pode ser qualquer coisa, comporta qualquer referência amorosa. O unicórnio da canção pode ser uma flor, um amor perdido, um inalcansável, uma história que não se realiza...

Pablo e Silvio
Reza a lenda, que Silvio a compôs referindo-se a uma calça jeans perdida. Diziam que, à época, ter uma calça jeans era como ter um tesouro. Objeto de desejo de jovens sonhadores. Não sei se a história é verdadeira. Mas a poesia é.  E a canção se justifica.

Há  na vida da gente sentimentos que parecem reais, de tão intensos. Mas que vão ficar sempre no campo do imaginário singular. Pulsam como se de verdade. Queimam com o ardor das chamas. Produzem faíscas e cheiros. Soam como música aos ouvidos. Mas, estão destinados ao campo das ideias. Aparecem sem que a gente queira. E têm o dom de dar mais sentido à vida, torná-la mais leve, colorida e alegre. Da mesma forma que surgem, às vezes, vão-se embora sem dar aviso. Mas como doem quando se vão...

Uma dor que a poesia de Silvio e a canção de Pablo traduzem tão bem.
Dor de quem perdeu um unicórnio azul.


Mi Unicornio Azul
Mi unicornio azul ayer se me perdió
Pastando lo dejé y desapareció
Cualquier información bien la voy pagar
Las flores que dejó no me han querido hablar

Mi unicornio azul ayer se me perdió
No se si se me fue, no se si se extravió
Y yo no tengo mas que un unicornio azul
Si alguien sabe de él, le ruego información
Cien mil o un millón yo pagaré

Mi unicornio azul se me ha perdido ayer, se fue...

Mi unicornio y yo hicimos amistad
Un poco con amor, un poco con verdad
Con su cuerno de añil pescaba una canción
Saberla compartir era su vocación

Mi unicornio azul ayer se me perdió
Y puede parecer acaso una obsesión
Pero no tengo más que un unicornio azul
Y aunque tuviera dos, yo solo quiero aquel
Cualquier información la pagaré...

Mi unicornio azul se me ha perdido ayer se fue...


Nenhum comentário:

Postar um comentário