domingo, 12 de agosto de 2012

Easy Rider

Dennis Hopper e Peter Fonda em cena de Easy Rider
Inocêncio Viegas, meu pai, sempre sonhou em ter uma moto. Um dia, em sua juventude, ele criou coragem e comprou uma BSA. Ele tinha um amigo chamado Severiano. Um doido de pedra. Um camarada destemido, que sempre o arrastava para suas aventuras. Severiano tinha sido o grande incentivador na compra da moto. E tinha sido o primeiro instrutor do novo motociclista. Claro que a primeira aula foi trágica.

A BSA dos sonhos do "seu" Viegas.
Meu pai subiu na BSA e não fazia a menor idéia de como controlá-la. Deu várias voltas num descampado onde acontecia o treinamento. Cada que vez que passava perto do Severiano, gritava: "Como é que desliga?" E o instrutor se rolava de rir. Até que a aula terminou no meio de um matagal. Meu pai de um lado e a moto de outro.

Depois do tombo, a relação entre meu pai e a moto melhorou muito. Com ela, ele ia e vinha do quartel. Até que um dia levou um susto e quase foi atropelado. Informada do acontecido, minha avó, Dona Antonieta, foi taxativa. Disse que só tinha um filho e não iria perdê-lo para aquela máquina "infernal". E determinou a venda. Meu pai conversou com Severiano e decidiu vender a moto para ele.

Por um bom tempo, meu pai conseguiu ficar pelo menos perto da moto. É que toda vez que saía do quartel, Severiano oferecia carona e o deixava, de moto, na porta de casa.

Muitos anos depois, eu caminhava com o pai, em alguma praia de Santa Catarina. E avistamos um triciclo "envenenado", "daqueles que a gente só vê em filme americano", dizia o pai com os olhos brilhando.

Não precisei argumentar muito para lhe dar coragem de subir na máquina. "Mas, não vai dar problema? Não é nossa. O dono pode não gostar...", dizia o velho, meio desconfiado. Pai, é só um instante. Só para tirar uma foto, pra lembrar os velhos tempos da BSA do Severiano. Ninguém vai ficar zangado por isso.

Viegão, o selvagem da motocicleta.
Tchun! Lá estava ele. Faceiro como um Peter Fonda, no filme Easy Rider, de 1969. Um marco no cinema da contracultura, "pedra de toque" de toda uma geração que buscava na liberdade o maior sentido da vida.

Neste domingo, Dia dos pais, resgato a imagem do meu, como um velho e bom Easy Rider. O velho Viegas, o selvagem da motocicleta, em busca da liberdade, na trilha do sentido da vida.  (e minha mãe, Isabel, que não é boba nem nada, aproveitou a carona).

Easy Riders










Um comentário: