sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Vinho e bem estar

*Por Mariza Poltronieri

Tempo de frio convida para o vinho e reunião com os amigos, preferencialmente em casa, em frente a uma lareira. Tudo quentinho para abrigar uma boa conversa. O vinho está ganhando espaço na mesa dos brasileiros. A produção vinícola no país vem se destacando e a Serra Gaúcha melhora a cada dia a qualidade dos vinhos que produz.

As variedades mais comuns são Cabernet Franc e Sauvignon, Petit Syrah, Pinot Noir, Gamay, Malbec e Merlot, entre os tintos. Entre os brancos, Chenin Blanc, Sauvignon BlancChardonnay, Malvasia e Riesling.

Nas refeições, buscamos harmonizar o cardápio com os vinhos, sempre pensando no prazer que este encontro de paladares pode nos ofertar. Mas há também momentos em que o vinho se torna comida até mesmo em uma sobremesa. Como falamos em Rio Grande do Sul, uma receita típica de lá, simples e deliciosa, como um carinho.

SAGU AO VINHO TINTO COM CREME DE BAUNILHA

Ingredientes para o Sagu:
2 xícaras de chá de vinho tinto seco
2 xícaras de chá de suco de uva
4 e ½ xícaras de chá de água
1 e ¼ xícaras de chá de sagu
2 xícaras de chá de açúcar
Cravo e canela em pau a gosto

Ingredientes para o creme:
1 litro de leite
1 xícara de chá de açúcar
1 gema de ovo
3 colheres de sopa de água
3 colheres de sopa de amido de milho
15 gotas de essência de baunilha

Preparo do sagu:
Leve ao fogo, em uma panela, o vinho, o suco de uva e a água. Quando começar a ferver, acrescente o sagu e deixe cozinhar por 20 min, mexendo de vez em quando. Acrescente o cravo e a canela e por último, o açúcar. Misture e deixe ferver por 5 minutos, mexendo de vez em quando. Tire da panela e coloque em uma compoteira ou vidro transparente. Leve para gelar por 24 horas.

Preparo do creme:
Em uma panela, coloque o leite e o açúcar e deixe ferver. À parte, misture a gema com a água e o amido de milho. Adicione ao leite e deixe cozinhar por 2 minutos, mexendo vigorosamente. Acrescente a essência de baunilha e retire do fogo. Cubra com um filme plástico rente ao creme para não formar película. Deixe esfriar e sirva com o sagu.

*Mariza Poltronieri é culinarista em Maringá, PR. E tem espaço garantido aqui, para escrever sempre que quiser, sobre alquimia gastronômica. Ou, sobre o que ela desejar.

4 comentários:

  1. Vai pra praia, Maranhão ;)

    Provavelmente você terá que trocar o Cabernet pela caipirinha, o Malbec pela Bohemia e o Sagu por uma casquinha de caranguejo e vai ser bom do mesmo jeito.
    Mas fica tranquilo que suas dicas estão anotadas e serão devidamente apreciadas por mim e pela Rosa aqui no frio que já faz em S.Paulo e só tende a piorar no final de semana.

    ResponderExcluir
  2. Sugestão devidamente acatada, meu amigo Celso. Grande abraço, beijo na Rosa e bom vinho pra vocês, ai em Sampa.

    ResponderExcluir
  3. Eu aprovo todas as trocas, inclusive o frio pela praia. Dá prá trocar a sobremesa por uma tapioca com doce de leite, bom também!
    Boa viagem, meu amigo. Feliz aniversário pertinho dos seus queridos.
    Mariza

    ResponderExcluir
  4. Eu tb aprovo o frio pela praia! faço combinar o sagu,o vinho e a praia!!!

    ResponderExcluir