sábado, 23 de outubro de 2010

Com os olhos no mundo

foto: Timothy Archibald
Há um fio casual unindo Elisa Mendes e Luis Andrade. Ela em Nova York, EUA. Ele em Campo Grande, MS. Elisa é fotógrafa. Luis também é. Mas o que os une é muito mais do que isso. Elisa tem um irmão excepcional. Luis tem um filho com a sindrome de Asperger.

Ela considera um privilégio aprender a ver o mundo através do olhar do irmão. Luis se encanta com a sensibilidade de Pipo. Luis e Elisa não se conhecem. Não sabem da existência um do outro. Mas, pelas mãos do acaso e pelo fio condutor de minhas linhas, eles agora estão juntos.

Elisa postou em seu blog um pouco da emoção que sentiu quando viu o trabalho do fotógrafo Timothy Archibald, que é pai de um menino diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista. Durante três anos ele fotografou o filho. Desse registro, surgiu o livro Echolilia. Um trabalho cuidadoso, sensível, emocionante.

foto: Timothy Archibald

Luis me contou recentemente que com um ano de idade, Pipo - segundo filho dele e Vânia - chamou-lhes a atenção por deixar de balbuciar palavras que já estava começando a aprender. Começou a ficar ausente. Começava ali também a obsessão de Luis e Vânia por saber o que acontecia com Pipo.


Vânia faz o quarto semestre de psicologia. Elisa é de Minas Gerais, mas estuda fotografia em Nova York. Pipo tem sete anos. Helena, irmã de Pipo, adora o irmão. Timothy descobriu a fotografia na adolescência.  Luis faz filmes e fotos como quem faz poesia. Dessa forma, distantes e próximos, se misturam em suas histórias. A arte de todos e de cada um permitindo que a vida siga, que o respeito se faça, que o amor prevaleça.

O fio casual que costura a cortina e a poesia, invade a manhã de sábado unindo caminhos distintos, encurtando distâncias improváveis e deixando cada vez mais evidente: a vida vale a pena.

3 comentários:

  1. Maranhão, a sua poesia é que invade a nossa alma!

    ResponderExcluir
  2. Olá Queridão!
    Esse fio casual une muitos. Uso a fotografia para ver além, meu João Pedro, que sem dúvida, me ensina mais a cada dia do que eu a ele. É pura poesia diária em minha vida.

    Link com mais fotos do livro que vc citou:
    http://www.time.com/time/photogallery/0,29307,2027433_2203665,00.html

    beijos saudosos.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com o Luis.
    A sua poesia, as conexões que você enxerga..

    Pena que num dá pra fotografar ; )

    Beijo grande, obrigada.

    ResponderExcluir