sexta-feira, 15 de outubro de 2010

"Seu" Teodoro e o Boi

"Seu" Teodoro é uma figura ímpar. O nome dele, aqui em Brasília, é sinônimo da mais pura tradução do bumba-meu-boi maranhense.  Quem conhece um pouco do Maranhão (o Estado) e de sua história sabe bem o que eu estou falando.

O bumba-meu-boi está para o maranhense como o carnaval está para o carioca. Eu passei a primeira parte da minha infância embalado pelos mais diversos "sotaques" que invadiam e ainda hoje invadem a ilha de São Luis. Evidentemente, a batida que mais me marca é a do Boi da Madre Deus - lugar onde nasci.  E não podia ser diferente.

Tenho na memória uma imagem de infância que não me larga. Ao embalo da rede em que eu dormia, o som dos tambores se distanciava e se aproximava do meu ouvido até me fazer pegar no sono. Nas noites de São João, meu sono tinha o ritmo do boi; das batidas das matracas. Tinha a cor das fitas dos brincantes e a leveza do jingado dos caboclos de pena.

Personagens e cenas de um auto popular, uma festa sacro/profana, que tem suas origens em Portugal e que conta histórias de amor, traição, poder, morte e ressurreição - tudo isso regado a muita música.

Hoje, abro a internet e descubro que está começando, nesta sexta-feira, em Sobradinho, a 47 ª edição da Festa da Morte do Boi de Seu Teodoro. Este ano, a festa vai homenagear os 90 anos de Teodoro Freire, o maranhense que chegou em Brasília, nos idos de 1962 e que, desde essa época, organiza a brincadeira.

Até domingo, os brasilienses podem conhecer melhor a cultura maranhense através da lenda do boi morto para saciar o desejo de uma grávida. A história será contada por companhias brasilienses e maranhenses, vindas especialmente para a festa. 

Quatro anos atrás, "Seu" Teodoro, lenda viva do folclore maranhense em Brasília, foi homenageado com a Ordem do Mérito Cultural, pelo presidente Lula e pelo ex-ministro Gilberto Gil. O Boi do seu Teodoro é considerado patrimônio cultural de Brasília. Pra quem não conhece, aí vai  uma provinha, mas o bom mesmo, se você estiver em Brasília é dar uma chegadinha na Área Especial nº 2, Quadra 15, em Sobradinho. A entrada é franca.


Nenhum comentário:

Postar um comentário