terça-feira, 29 de janeiro de 2013

A vida é filme. O amor também!

* Carta de Inorbel Maranhão Viegas para Mariana Franke Viegas 

A carta

Filhota. Você recebe hoje o diploma de Cineasta. Inevitável ficar emocionado. Impossível não rever as imagens daquela guriazinha que nos chegou como um presente, sorriso fácil, quente e destemida. 

O presente no colo da mãe
Muita gente diz que você tem o meu sorriso. E eu me orgulho disso. Mas você é mesmo o produto do que nos juntou - sua mãe, Mara, e eu. Quando sua mãe ainda estava grávida de você, investi um longo tempo colocando o fone de ouvido na barriga dela, onde você estava. Queria que você ouvisse músicas que eu pensava essenciais. Achava que você deveria conhecê-las antes mesmo atravessar pro lado de cá.

Ouvido musical desde pequena

É certo que depois de um tempo, recorri à rainha dos baixinhos pra conseguir alguns minutos de sossego. Mas isso foi ocasional. Você, filhota, tem ouvido musical. Vai do samba ao rock, do alternativo ao clássico, com sintonia fina que só aos iniciados é dado ter.

Crescendo nas redações
Por conta dos pais que você tem, jornalistas e meio loucos, você cresceu frequentando redações de jornal, de TVs, estúdios de gravação. Acho que isso teve influência definitiva em sua escolha profissional. 

Feliz, sempre!
No mundo, a passeio.
Em BH, com Sabino.
Cuidando da imagem do Vô e do Tio Bey.
Com a vó Isabel.
Mas também por conta dos pais  que tem, loucos e aventureiros, você também percorreu os “Alpes Andinos”, tomou banho de mar, esteve no pantanal, caminhou nas ruas de Nova York e nadou com os peixes do Rio Formoso, em Bonito.

Com o Alfredo Lafayete
A poesia passou por você e resolveu ficar. Minha filha você é artista desde pequena. É dada à produções, gosta de maquiagem, tem posições firmes, fantasia quando a vida pede, sabe decidir e não suporta injustiças.

Reino de paz, com o Bi.
Você, filha, carrega um vulcão dentro de si. Corre em suas veias uma mistura de sangue latino e ariano. Meio negro, meio alemão. Quando a vida exige emoção, prevalece a latinidade. Você é explosiva! Maravilhosamente quente – quase fervendo. Morna, jamais.


Nos braços do Vô Franke
Acolhida pela vó Maria
Filha da mãe.
Filha do pai.
O seu choro, Mariana, é comovente. Por vezes, você chora. Mas, nessas horas, sabe que sempre vai poder contar com a gente, comigo e com sua mãe. Para se recuperar, para resgatar a alegria e a razão de viver. E vai ser sempre assim, como naquele filme em que o herói dizia: Ao infinito e além!

O mundo pela frente
Você contando com a gente. A gente, com você. E nessa soma, o resultado se multiplica. Hoje, Mariana, você é todos nós. Porque a vida é um filme. E o amor, também é filme. 

Na Pampulha.
A vida é filme. O amor é filme.
Um beijo, sorte e fé, minha filha. 

Com todo o amor. Teu pai



20 comentários:

  1. Coisa mais linda isso. Parabéns Mariana, que seu caminho seja de trabalho mas também de profundo prazer. Parabéns Maranhão e Mara, saber que o amor entregue foi o amor acolhido, plantado e colhido. Viver é muito bom.

    ResponderExcluir
  2. Nossa Maranhão! Eu,menina de lágrimas fáceis, depois a moça e a, sempre, mulher de lágrimas fáceis! Chorei, né, com o seu texto! Com o seu amor, com o filme de vcs. Já fui lá pra frente imaginando o Lorenzo quando escolher a profissão dele. Aliás, pensava nisto hj, quando voltava do dentista, no metrô. Pensava no quanto ele cresceu e no futuro dele. Chego aqui, leio o seu blog! Puts!!! Que coincidência de fatos e pensamentos! E a gente ainda vai comentar o dia em que o Lorenzo se formar. Depois a Sophia! A vida vai dar este presente pra gente, né? Um grande abraço meu a Mara!

    ResponderExcluir
  3. Valeu, Mariza, Eliane e Serginho. O dia é mesmo muito especial. Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Meu maestro soberano me escreve:

    Luiz Carlos Lisboa Theodoro
    10:13 (1 minuto atrás)


    Comandante,
    Infelizmente, continuo não acessando o seu blog daqui.
    Entretanto, não vou perder o momento de desejar sucesso à nossa cineasta.
    Talento ela tem de sobra!!!

    Um abraço, Lula.

    ResponderExcluir
  5. Tuba Lelê ( Tuba Abrão, de Campo Grande)


    Tuba Abrão
    10:01 (17 minutos atrás)

    para mim
    Parabéns a você, Mariana e família. Tenho certeza que vai ser uma grande artista!

    Enviado via iPhone

    ResponderExcluir
  6. Carlos Grübber Também escreve:

    Carlos Grübber
    10:05 (14 minutos atrás)


    Parabéns Mariana!!!
    Lindo texto, alegria enorme poder compartilhar esta fase.

    Parabéns Maranhão e Mara!!!

    bj
    Grubber

    ResponderExcluir
  7. Cláudio Hackmann, escreveu:

    10:19 (2 minutos atrás)

    Parabens, se precisar um "estagio" em Hollywood, me fale, quem saiba possa orientar..
    Abracos Claudio Heckmann
    Sent via my BlackBerry® device from Claro

    ResponderExcluir
  8. Parabéns Mariana!!!A vida é um grande cenário! Aproveite bem ela com seus olhos de cineasta! Beijos e muito sucesso!!

    ResponderExcluir
  9. Hamilton Ramos, grande amigo, escreveu:

    Carammmmmmmmmmba Bicho,

    Isso que é demonstração de amor !!!! Parabéns meu amigo pelo sucesso
    da filhinha, quem será sempre "a filhinha do papai e da mamãe" e muito
    mais. Parabéns para a Mariana, peço a Deus que ilumine seus passos
    para uma caminhada firme e cheia de alegria e sucesso na profissão que
    "ela escolheu".

    Abraço forte.

    Hamilton.

    ResponderExcluir
  10. Suzi Huff Theodoro, queridíssima amiga, escreve:

    10:32 (10 minutos atrás)


    Maranhão eu respondi, mas não aparece meu comentário. Então vão ai minhas homenagens.
    bjs


    Que belezura de homenagem! Mas só podia ser assim, considerando o criador e a criatura. Para mim foi impressionante ver essa descrição da Mariana. Ela me passa exatamente essa impressão (forte, valente, doce e amorosa), e este riso, então, coisa mais linda de se ver! Parabéns querida por esta grande conquista. Que vc tenha muito sucesso, depois de desafios imensos, mas sempre transponíveis. Terei tanto orgulho de ver suas produções. Por certo pensarei: como o tempo e o amor refina e aprimora nossa genética! Vc é o resultado da inusitada combinação do atrevimento com a inteligência dos seus pais e demais ancestrais. Um grande beijo

    Suzi.

    ResponderExcluir
  11. Me emocionei muito. Parabéns, xará, parabéns papais! Belíssima a trajetória até aqui e ainda mais bela será daqui pra frente, com certeza. E sim, ela tem o seu sorriso, Maranhão. <3

    ResponderExcluir
  12. Maranhão, realmente o amor é o grande campeão da mais difíceis batalhas. Posso avaliar perfeitamente o sentimentos de vocês. Parabéns !
    Que Deus continue a iluminar sua família, linda! Que no cumprimento de suas agendas só tenha lugar para o amor,sempre!! Assim tudo continuará a ser suplantado. Beijo grande!

    ResponderExcluir

  13. Adriane Horowitz escreveu:
    14:03 (1 hora atrás)

    Linda homenagem, Parabéns aos pais que são os maiores espectadores dessa trajetória e sucesso para a Mariana.



    Adriane.

    ResponderExcluir
  14. Angelo de Souza escreveu:
    14:36 (31 minutos atrás)

    parabéns para mariana. o cinema brasileiro (e mundial!) precisa dela.

    abç,


    a.

    ResponderExcluir
  15. Fernando Waisberg escreveu.
    17:48 (39 minutos atrás)


    Oi Maranhão,

    Tentei comentar, hoje cedo, pelo meu iPhone e não consegui. Aí vai por email mesmo :)

    Estou aqui em Buenos Aires passando uns dias de férias. Queria te dizer que foi muito bom acordar hoje e ler esse seu post. Conheço você há bastante tempo e não sabia nada sobre sua família. Estou saindo do hotel para passear com a Mônica mais leve e feliz. Obrigado!


    Fernando Waisberg
    Enviado via iPhone

    ResponderExcluir
  16. Parabéns Mariana, parabéns a toda a família linda! Adorei o texto e as recordações compartilhadas no blog! A gente fica se sentindo parte de história...que beleza! Que fruto bonito! A Mariana, o diploma (um trofeu dos estudos) e tudo o mais que vem do amor! beijão.

    ResponderExcluir
  17. Meu poeta e Mestre, parabéns! Filha de peixe, e que peixe - peixinho é. Parabéns Mariana. Nesta família só tem gente genial. E linda. O cinema agradeçe... A benção Mariana. A benção Maranha! E Mara, que pariu essa delícia de pessoa. Saudade que até dói!

    ResponderExcluir
  18. Ei, família linda ! Parabéns, Mariana, pelo diploma e por inspirar a teu pai este texto caloroso, amoroso, verdade verdadeira de se ver e de se ler. Beijos, meu querido Maranhão, que a vida continue te presenteando assim, você mais do que merece. Com muito amor a todos,
    Ana

    ResponderExcluir
  19. lindo, lindo, lindo, lindo, lindo... lindo...

    Um beijo para a família.
    Cinthia Faria

    ResponderExcluir
  20. Querido, quase não tenho tempo de entrar no teu blog e quando entro é com um prazer enorme que leu o que você escreve. Linda homenagem que vocês vez pra tua filha. A gente se sente realizada quando vê os filhos enveredando por caminhos “seguros”, por caminhos que eles decidiram percorrer em busca de um sonho, em busca da felicidade e da felicidade na profissão que escolheu. Você tem uma família linda, e família a gente tem que cuidar, parabéns!!!! Que a Mariana se realize profissionalmente e na sua vida como um todo.
    Beijos

    ResponderExcluir