domingo, 19 de dezembro de 2010

Oscar, 103

Deu na coluna do Cláudio Humberto: Oscar Niemeyer recebia visitantes de Brasília quando um deles perguntou como se sentia, ao completar 103 anos de idade. A resposta do genial arquiteto: “Uma merda. Preferia estar completando vinte”.



Busquei na internet uma imagem do arquiteto aos 20 (foto acima). Achei a ficha de inscrição dele, na Escola Nacional de Belas Artes, em 1929, quando ele tinha 22 anos. Foi ali o começo de quase tudo, segundo ele mesmo. As grandes amizades, a definição pelo desenho e pela arquitetura; e o encontro com Lúcio Costa, que viria a dirigir a Escola em 1931.

Engraçada essa vida. Aos vinte anos, a gente costuma desejar ter vida longa, quem sabe, passar dos cem. Exatamente o ponto em que Niemeyer se encontra agora. 103 anos de vida. E ele, sabiamente, desejando ter vinte.

2 comentários:

  1. Concordo, plenamente, com Oscar Niemeyer.Existem pessoas que dizem que após os 60 anos de idade se passa a chamar A MELHOR IDADE, não sei prá quem!! só se for para os médicos e farmácias, pois é uma merda ficar velho. A gente perde tudo de bom, beleza, juventude, saúde e ainda tem que morrer. Não sou hipócrita em dizer que adoro minhas rugas e meus cabelos brancos, pô!!! eu gostava mesmo era de me ver no espelho sem rugas e meus cabelos pretos longos e lisos. SEM TUDO ISTO E COM TUDO ISTO SOU FELIZ ASSIM MESMO.

    ResponderExcluir
  2. Hi! Thanks for finding this! I've been working on a series of Niemeyer posts all year and have included this in my blog, designKULTUR. Thanks for the research! Best from Canada, Michael

    ResponderExcluir