quinta-feira, 29 de abril de 2010

Olhar de Fotógrafo



Roberto Higa é um japonês criador.
Olhar inconfundível, ele e sua máquina já passaram por muitas e boas. O conheci na longa jornada que fiz em Mato Grosso do Sul. Tive o prazer e a honra de trabalhar com ele, inúmeras vezes.

Hoje, ele me escreveu (coisa rara), me mandou uma foto e me deixou cheio de alegria. Pela lembrança, pelo contato e por saber que o velho Higa de guerra continua o mesmo: preocupado e atento.

A foto que ele me mandou, e que está aí acima, fala por si só. É a cara do Higa. Ou das preocupações e da sensibilidade dele. Caminhando pela estrada parque do pantanal, Higa flagrou um pássaro construindo o seu ninho. A sequência de imagens ele batizou de "Graveteio"

Tudo certo não fosse o fato das sacolas plásticas terem virado matéria prima da construção. Um desequilíbrio ecológico perturbador. Uma modernidade sem graça.

No e-mail, ele me diz que resgatou a foto porque, há algum tempo, um projeto que proíbe o uso de sacolas plásticas está parado na Assembléia Legislativa. A divulgação da foto é um alerta e uma forma de protestar.

Higa termina a mensagem dizendo assim: “Apesar do modismo sobre conservação do meio ambiente, pouco se faz por aqui, no nosso pantanal”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário