quinta-feira, 5 de abril de 2012

Aventuras do Moa 1


O leão de Independência

Carlos Moa
Quando chegaram a Independência, pequena cidade do interior do Rio Grande do Sul, recém-casados, Carlos Moa e Lisete Hartmann estavam divididos. Ele, feliz como pinto no lixo. Era o seu primeiro trabalho como engenheiro de uma prefeitura. Aliás, lá em Independência, a partir do momento em que assumiu o cargo, o Carlos Moa passou a ser a terceira autoridade da cidade. Só perdia em importância para o prefeito e para o padre.

Lisete, não. Estava meio acabrunhada. Entristecida. Queria ser professora, mas em uma cidade maior, não ali, naquele finzinho de mundo, aquela coisinha miúda. Tão triste estava que não conseguiu se empolgar com a casa nova alugada pelo Carlão.

Entrou em casa cabisbaixa. E o Carlão, animado. Veja isso, veja aquilo. Lisete não queria ver nada. Só chorava. Carlão a consolou até o momento de ir para o trabalho. De tardezinha eu volto, a gente toma um chimarrão e a vida vai se ajeitar, prometeu ele antes de fechar a porta.

Lisete
Lisete olhou a casa. Tudo encaixotado, tudo por arrumar e vontade, nenhuma. Chorou um pouco mais. As horas foram passando sem que Lisete se desse conta. Até que, em meio ao choro, ouviu um rugido de leão. Espantou-se. Meu Deus! Estou tão angustiada, tão distante de onde queria estar que começo a ouvir coisas. Imagine, um leão! (Pensou ela meio na dúvida de sua própria consciência).

Mais um pouco de choro e... Outro rugido. E mais outro. E mais outro. As lágrimas de Lisete agora tinham uma razão a mais. Está certo que estou longe da cidade, mas um leão por aqui não faz nenhum sentido. Acho que estou realmente angustiada, pensou em silêncio, cortando um pouco o choro, mas sem  nenhuma vontade de abrir a janela.

A angústia da Lisete cresceu na mesma proporção dos rugidos do leão imaginário. Por via das dúvidas, decidiu trancar-se no quarto. Já não confiava no seu discernimento, era uma mulher em forma de pranto.

Nisso, já de tardezinha, o Carlão volta pra casa e encontra a Lisete, trancada no quarto, sentada no centro da cama, encolhida e quase desidratada de tanto chorar.

Ao vê-lo ela confessou: Carlão, eu não quero parecer ridícula, mas desde a hora em que cheguei nessa casa estou ouvindo coisas estranhas e isso não é um bom Sinal. Carlão, acho que estou ficando louca. Calma, Lisete, o que está acontecendo? O que você está ouvindo que não acha normal?

Lise e Moa
Entre um soluço e outro, ela disse que estava ouvindo rugidos de leão o dia inteiro. Calmamente, o Carlão levantou-se em direção à janela. No caminho tranquilizou a Lisete: Você não está louca nada, mulher. Tem mesmo um leão aqui, no terreno ao lado de casa. E puxando a Lisete para junto da janela a fez ver não só um leão, mas um grupo de macacos, um elefante e outro tantos bichos exóticos. Todos pertencentes ao circo que, tal como a Lisete e o Carlão, chegara naquele mesmo dia a Independência e se instalou, por coincidência, no terreno ao lado da casa do engenheiro Carlos Moa e da professora Lisete.   

2 comentários:

  1. Maranhão,
    Eu soube somente quando vc me ligou sobre o ocorrido com o Carlão. Fiquei tão chocada que não consegui imaginar como esta tragédia podia ter acontecido com aquele menino. Pois na minha cabeça o Carlão ainda era aquele menino que conheci ainda na Unisinos (e ele era um meninão mesmo). Quando a gente não encontra as pessoas, fica com a lembrança do último encontro. Então não consegui acreditar no que vc me dizia sobre a partida prematura e em disparada deste menino, que para minha surpresa nas fotos acima o retratam como um Senhor de cabelos brancos, mas ainda assim com cara de moleque. Desejo que a Lizete e as meninas consigam encontrar serenidade para se habituar com a saudade e a falta do marido e do pai, mesmo que isto seja a mais dura batalha que elas já enfrentaram na vida. Um grande beijo para elas e o desejo de que o Carlão as vigie com amor e cuidados espírituais, já que físicamente isto não mais será possivel

    ResponderExcluir
  2. Oi, Suzi! Belas palavras. Certamente vão razer algum conforto para essa dura batalha, como vc mesma classificou, que terão a Lisete, a Camila e a Julia ( e de resto, todos nós que vivíamos mais próximos do Carlão). Obrigado pela companhia. Beijo.

    ResponderExcluir