sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Cardápio de areia

Por *Mariza Poltronieri
De dezembro a março, as areias dos 7 mil e 500 quilômetros de praias brasileiras ficam repletas de gente. Em um espírito democrático, cada um quer seu quinhão de areia, mar e sol. São raças, crenças, culturas, padrões sociais que não interferem em nada no convívio mais que sadio deste encontro com o que temos de melhor, nossas praias.

Sentada sob o guarda sol, resguardando a pele que insiste em não queimar, ouço o cardápio mais eclético e saboroso que se pode ter. Não vale ter preconceito, mas vale ter prudência. Nem tudo que é oferecido convém, porém é alegre e divertido participar deste evento gastronômico em pleno sol a pino.

O cardápio falado, ou melhor, gritado, oferece de tudo: empadinhas e folhados de todos os sabores, camarões cozidos, ostras, churrasquinho de gato ou de queijo de coalho, pizza, milho verde, sanduíche natural, salada de frutas, açaí, sorvete do lugar e de marcas conhecidas, sem falar na água de coco e bebidas em barraquinhas improvisadas. Nada falta nestes dias mais iluminados pelo astro rei.

Não comi tudo, nem bebi tudo, mas me fartei com a criatividade e alegria dos ambulantes,

Viva o verão!

Empadinha de Camarão com Coentro
(para 25 unidades)

Ingredientes para a massa:

3 xícaras de farinha de trigo
½ col de chá de sal
200 g de manteiga gelada cortada em pedaços
1 gema para a massa e 1 gema para pincelar
½ xícara de água bem gelada

Ingrediente para o recheio:

¼ de xícara de azeite
1 cebola grande picada
2 dentes de alho picados
1 kg de tomates maduros, sem pele e sem sementes, picados.
Sal e pimenta a gosto
1 col de sopa de coentro picado
½ xícara de farinha de trigo
¾ de xícara de leite
1 kg de camarões miúdos

Preparo da massa:

Numa tigela junte os ingredientes secos e misture. Acrescente os pedaços de manteiga, misturando com a ponta dos dedos, até obter uma farofa. Faça um buraco no centro e coloque a gema e a água. Trabalhe com as mãos até que fique uma massa homogênea. Faça uma bola e embrulhe em filme plástico. Guarde na geladeira enquanto prepara o recheio.

Preparo do recheio:

Em uma panela, refogue o alho e a cebola no azeite. Acrescente os tomates, tampe e deixe cozinhar em fogo baixo por 20 min. Tempere com o sal e a pimenta. Acrescente os camarões e cozinhe por mais 3 min. Misture a farinha com o leite e adicione a panela. Mexa até engrossar. Prove o sal., acrescente o coentro e desligue o fogo. Espere esfriar.

Separe 1/3 da massa para as tampas das empadas. Tire porções de massa e forre o fundo das forminhas. Preencha com o recheio, cerca de 1 col de sopa. Abra a massa separada com um rolo de macarrão (sugestão: coloque a massa entre duas folhas plásticas e passe o rolo). Corte com a boca de um copo e cubra as empadas, retirando as sobras de massa. Pincele com a gema batida. Leve ao forno pré-aquecido a 180°C por 30 a 40 min. ou até que dourem. Espere amornar e desenforme com a ajuda de uma faca.

2 comentários:

  1. Obrigada Maranhão! Todo mundo merece a tríade sol+mar+areia pelo menos uma vez por ano. Dias para ser feliz!

    ResponderExcluir
  2. Grande Maranhão (certamente uma redundância, pois, todos sabem, Maranhão=Grande!),
    Bela a indicação gastronômica, bela a sugestão de cardápio e bela a cena à beira da praia.
    Vai ser difícil manter o jejum prometido!
    Um abraço.
    Luiz R. Evangelista

    ResponderExcluir