domingo, 1 de agosto de 2010

Pedaços da Torre

A notícia foi suficiente para interditar um dos ícones da arquitetura de Brasília: Neste sábado, 31.07, pedaços de concreto se soltaram e por pouco não atingiram os turistas que disputavam um lugar para ver Brasília do alto da Torre de TV.

Apurados os detalhes, há um misto descuido, falta de manutenção e irresponsabilidade por parte de quem tem a obrigação de preservar o patrimônio arquitetônico da cidade. Quem vive ali por perto, diariamente, como os feirantes que vendem de comida a artesanado, ao pé do monumento, diz que mesmo em época de seca há infiltrações que provocam um gotejamento permanente na estrutura da torre.

Imediatamente pensei: Neste caso, a vida imita (mal) a arte. É que no começo de maio deste ano, o fotógrafo alemão Thomas Kellner esteve por aqui mostrando a sua arte, que consiste em desconstruir a arquitetura real.

Thomas percorre o mundo dando novas formas e nova visão a imagens famosas. Uma das que ele mostrou na exposição de Brasília foi a Torre de TV. Na arte de Thomas, a desconstrução da Torre se aproxima do belo, do inusitado. Na vida real, os pedaços da Torre que caem sobre nós, tem sabor de tristeza e frustração.

Um comentário:

  1. Pessoal ,


    Gostaria de convidar para o 3° Encontro Internacional de Fotografia que acontece nos dias 19 até dia 22 de Agosto em Pirenópolis-Go. Mais informações no site : http://www.pireneus.org.br/photo/

    ResponderExcluir