terça-feira, 8 de outubro de 2013

Short Cuts - Madrugada


Chiaroscuro


Lá fora, a escuridão. Chuvarada, relâmpagos e trovões. Um raio atinge um transformador. Um bairro inteiro sem luz. Por uns instantes, voltamos à idade das trevas. Sem luz, sem TV, sem internet, sem telefone. Só a escuridão e o pensamento.

Nessas horas, a companhia do silêncio é ensurdecedora. No escuro, pensa-se mais. No escuro, reflete-se mais. O escuro,  por contraditório, é revelador. Aproveito a escuridão para ver um filme mental do meu dia. E durmo com a certeza de que tudo está mais claro que nunca.

A memória ao mar


Caminhava à beira da praia. Pés na areia, a espuma das ondas a lhe cobrir os dedos. Marcas deixadas e apagadas no instante seguinte. Caminhava na praia vazia. Até encontrar um objeto que ia e vinha na areia, ao sabor das ondas.

Se aproxima e vê uma câmera fotográfica. Uma dessas, próprias para mergulhos, que vem protegidas por uma cápsula de plástico para que a água não lhes estrague o conteúdo. Olha em volta, não há viva alma. Se abaixa e recolhe a câmera.

Enquanto caminha só o chiado do vento e da água lhe fazem companhia. Imagina as fotos ali dentro. Imagina a memória guardada em tons de alegria ou tristeza. Flagrantes de uma aventura registrados para sempre. Para quem? – se questiona, em silêncio.

Olha em volta outra vez. Não há viva alma. O horizonte. O mar lhe cobrindo os pés. A câmera nas mãos. Num zás! devolve a câmera ao mar. Seus olhos acompanham o movimento em arco do equipamento arremessado. Até o mergulho definitivo. O que quer que esteja ali dentro, está decidido, pertence ao fundo do mar.


Razão sem Paixão
 
Cerzir a cortina da vida
vagar à inconstância do tempo

Que memória  ainda tens?
De mim, da rua, do vento...

Ah, essa tua mania de invadir  as tardes
de soprar as roupas brancas no varal
e sumir sem dar aviso

Lufada de ar perdida
Música que não se ouve mais

poesia da eternidade
razão sem paixão,
capaz!


Textos e poesia escritos originalmente para a coluna "Olhar Poético", que assino semanalmente no blog Hoje Vou Assim, da Cris Guerra

Nenhum comentário:

Postar um comentário