sábado, 26 de outubro de 2013

Um Mercado Escola

Por Cláudia Girelli*

Claudia Girelli


Confesso, penso sempre em comida. E, na minha mais humilde opinião, são os sabores que fazem a vida ter mais magia. Em Campo Grande, há um lugar que eu adoro especialmente, por me trazer lembranças infantis de um tempo que não volta mais: Mercadão Municipal. 

Mercadão Municipal de Campo Grande- MS
Lembro-me das manhãs de sábado ensolaradas, em que, de mãos dadas, percorria com minha mãe os corredores perfumados daquele enorme pavilhão. Era gente de muitas, muitas cores, e as índias me seduziam de forma especial. Eu adorava, e adoro, aquelas espigas verdinhas que minha mãe levava para casa e depois limpava cuidadosamente para cozinhar na panela de pressão. Eram almoços mágicos com um milho amarelinho untado com manteiga.

Aromas e sabores que temperam a vida. 
Hoje, o Mercadão, cheio de cores, aromas e gostos, é uma verdadeira escola onde vou buscar informações novas e novos ingredientes para as minhas pesquisas. As pimentas são uma paixão para o paladar que busca explosões gastronômicas. As mais fortes vêm curtidas em óleo. As de nível iniciantes são as perfumadas biquinho. Bodinhas, malaguetas, cumaris, dedos de moça. De toda cor e tamanho. Em garrafas coloridas, em frascos grandes ou pequenos. Em forma de molhos, secas ou frescas. Tem para todo o gosto.

O cheiro de óleo quente no ar mistura-se com o cheiro de fumo e das mais variadas ervas mate das bancas. Nem dá para acreditar que eu possa comer um retângulo de 15 cm x 10 cm, frito, às 8H da manhã. É o pecado que ao qual não consigo reagir. Que as nutricionistas todas que conheço me perdoem, mas eu não resisto aquela carninha moida com ovo em massa estaladiça.

Dietas à parte, este é o lugar que há 55 anos reúne de tudo um pouco. Quer carne de qualidade? Peixe fresco? Um frango ainda vivo? Linguiça de Maracaju? Quer ervas para males como erisipela, tosse convulsa ou anemia? Quer um lindo chapéu? Um doce com queijo caipira? Uma vela ou uma fita do Senhor do Bonfim? Vá ao Mercadão porque lá, além de tudo isso, você encontra o sorriso moreno das índias, o olhar oriental na banca das verduras e os sabores da nossa terra.

Geléia de Pimenta


Esta receita é perfeita para acompanhar pratos de carne assadas, queijos especiais como brie ou camembert ou até para um lanche da tarde com um pão de cereais.

Ingredientes
  • 4 pimentas dedo-de-moça sem sementes e picadas (ou menos, se não quiser muito forte)
  • 1 xícara de açúcar
  • 200ml de suco (sumo) de laranja
  • 1 maçã descascada e ralada (ralo grosso)
  • 1 dente de alho descascado
  • 1 pitada de sal

Como fazer
  • Prepare a pimenta utilizando luvas pois a Capsaicina, substância responsável pelo ardor; pode colocar suas mãos a arder.
  • Leve todos os ingredientes, numa panela, ao fogo médio/baixo por 25 minutos, sem mexer.
  • Apague o fogo e deixe-a esfriar. A geléia ganha uma linda consistência depois de fria. 
  • Coloque-a num vidro esterilizado e mantenha na geladeira. 
* Cláudia Girelli é uma amiga de longa data, conhecida em terras pantaneiras. Trabalhamos juntos em produções de TV e em outras lides de comunicação. Nossos filhos cresceram juntos até certa medida. Nos anos 90, Claudinha mudou-se para Lisboa e por lá viveu mais de dez anos. Dai vem o sotaque que se manifesta até na forma de escrever.  De volta à Terra Brasilis, ela passa a colaborar com o blog, com boas receitas e ideias deliciosas. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário