sexta-feira, 11 de outubro de 2013

MS 36

Para Mariana e Gabriel, meus filhos, 
nascidos em Mato Grosso do Sul


Na data de hoje, 36 anos atrás, nascia o Estado de Mato Grosso do Sul. Ao mesmo tempo, um exercício de política territorial e um manifesto de auto-estima. O estado uno (o velho Mato Grosso), por grande demais, sempre manteve à distância do centro do poder os interesses sulistas. Com o passar do tempo, o grito por independência ganhou corpo. Um desejo separatista, que já existia há pelo menos um século, tornado real sem que fosse necessário derramar gota de sangue sequer.

Nasceu o estado com sua gente do Sul. Com seu orgulho e seus desafios. Com seu pedaço maior e mais lindo de pantanal. Com seus costumes, com seus sotaques, seus timbres e sabores.

Foi lá, em terras sul-pantaneiras, que meus dois filhos nasceram. O suficiente para me fazer um apaixonado por aquele lugar. Algo que faz com que ele, seja meu também. Lá, exerci belos momentos da minha vida de jornalista. Lá, fiz amigos para uma eternidade. Lá, conheci a beleza sem par, movida ao ritmo do ciclo das águas. Lá, me apaixonei ainda mais pela alegria de viver.

Por tudo isso, não há como deixar de sentir uma pontinha de orgulho pela data e uma imensidão de saudades. Por gratidão e carinho, reproduzi ai embaixo alguns bons filmes, produzidos pela equipe de uma agência de publicidade da terra (Isso Produções), da qual faz parte uma amiga, a Diretora de Fotografia - Elis Regina.

O trabalho é cuidadoso e competente. E está bem à altura destes 36 anos de existência. Orgulho de ser um, também, sul-mato-grossense!







 Pra fechar, um hino popular, escrito por Paulinho Simões e Almir Sater para essa terra tão querida: Terra Boa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário